Liliana Borges

03/04/2021 00h07
 
PRIMAVERA, Flores, Esperança…
 
A primavera iniciou em 20 de março aqui na Europa, a encantadora estação das flores. É a segunda primavera que estamos na pandemia, mas   agora é outro momento que vem com muitas esperanças, pois já se conhece um pouco melhor a enfermidade, vacinação acontecendo aos poucos e, assim, expectativas de dias melhores.
 
A natureza se encarrega de mostrar a mudança de estação, como é lindo o renascer das flores. As árvores caducas que caem todas folhas no inverno, surgem as folhagens verdejantes que enchem nossos corações de esperanças; os terrenos e os campos naturalmente vão florescendo; jardins e parques banham nossos olhos com sua beleza; os canteiros e rotatórias (rotundas) sempre graciosos decorando nosso caminho…
 
Curiosamente passeando pelas freguesias nos arredores de Lisboa, ao longo de suas ruas e avenidas encontramos inúmeros terrenos floridos, hortas ou outras plantações e até ovelhas a pastar, simplesmente, no meio da modernidade. O interessante é que estes lugares na sua maioria não são murados, alguns são cercados, pois a população respeita a propriedade. 
 
A cidade que resido, Montijo, é conhecida nacionalmente como a “Capital da Flor”. Os produtores na região se uniram criando a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e a marca “Flores do Montijo”, juntos produzem mais de 70% de flores em estufa no país, aproximadamente, meio milhão de diferentes variedades.
 
 O clima da região favorece ao desenvolvimento das flores que se destacam as lindas e elegantes Gerberas, como também, as Margaridas, Rosas, Cravos, entre outras. No final do mês de maio é tradicional acontecer a Festa da Flor, a última edição foi realizada em 2019 que foi lindamente decorada a Praça da República, ruas adjacentes e o Centro Comercial, além de possuir uma programação de atividades culturais.
 
A florista “Flores do Cais” acredita que aqui em Montijo germinam as mais bonitas flores de Portugal e as estufas possuem a finalidade de florir o país, ademais “as flores existem para nos ajudar a celebrar os melhores momentos da vida, criar sorrisos e despertar emoções”.
 
Receber flores é uma emoção indescritível…
 
Apreciá-las é um dos privilégios na vida…
 
A primavera é a estação do ano que ilumina a nossa alma com sua beleza e nos encoraja para seguirmos em frente…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).