Claudino Leite

11/05/2021 00h04
PARE E REFLITA...
“A Bíblia é uma força viva – um livro que sobrepuja a todos os outros. A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar este livro para seu guia”
(Napoleão Bonaparte, aristocrata e ex-imperador da França).
 
“MISERÁVEL HOMEM QUE SOU”
Eu tenho ouvido várias vezes as pessoas usando as palavras do apóstolo Paulo (Romanos 7:24), dizendo: “Miserável homem que eu sou”! Quem me livrará do corpo desta morte?” Eles as usam de uma maneira que insinua  essas palavras que são aplicadas para nós, os Cristãos nascidos de novo. Eles as usam como se  os Cristãos estivéssemos em uma espécie de escravidão do pecado (está no mesmo contexto, apenas alguns versos anteriores, que apóstolo Paulo diz: “Eu sou carnal, vendido sob o pecado. (Romanos 7:14). Ent&at ilde;o, eles dizem: “miseráveis homens que nós somos,nós somos pecadores, vendidos sob o pecado”, “quem nos livrará?” Apresentamos que embora as pessoas amem o Senhor e queiram O segui-Lo - e apenas para tais criaturas se refere estas palavras - podem cair em muitos erros, elas não estão vendidas sob o pecado nem são miseráveis homens esperando por um Salvador. O Mestre da Galileia chegou e Seu nome é Jesus Cristo! Ele abriu a porta da nossa prisão e nos fez livres. Não somos mais “miseráveis homens”. Nós ÉRAMOS miseráveis homens, anteriormente quando  estávamos mortos em ofensas e pecados (Efésios 2:1). Mas agora, nós não estamos mortos mais! Deus nos deu vida juntamente em Cristo, por graça, apenas na base da nossa fé (Efésios 2:5).Portanto, somos “a geração eleita, o s acerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1º Pedro 2:9). É a verdade da Palavra de Deus. Eis uma questão de fé.
 
CORDIALIDADE E PROFISSIONALISMO
Recebido com toda cordialidade e profissionalismo tomei a segunda dose da vacina CoronaVc contra essa peste do coronavírus  segunda-feira, 3 de maio, na UnP, da Av. Roberto Freire, Zona Sul de Natal. Agradeçemos, penhoradamente, a todos os dedicados profissionais de saúde, segurança, limpeza pública, transportes e tantos que arriscam a saúde, a fim que tudo funcione na vacinação de maneira eficaz. Por outro lado, ressalte-se também o trabalho exercido com dedicação e zelo dos professores. É louvável assistir ao esforço dos mestres com salários minguados em se adaptar a nova realidade das videoaulas diante de um público infantil, que vive inquieto na leucêmica Pandemia.É u m brioso trabalho que eles prestam pensando no futuro dos nossos filhos, pois o Brasil precisa deles educados e instruídos.
 
A TERRA AGONIZA
O cenário natural da Terra se modifica, de forma geral, quatro vezes em um ano. Conforme as estações primavera, verão, outono e inverno. E cada uma se modifica no campo geográfico a seu tempo, haja vista possuírem características singulares. Na primavera ocorre o reflorescimento das plantas e da fauna terrestre. No verão, os dias são mais longos e quentes, com chuvas fortes. No outono, as folhas ficam secas, com tonalidades que vão do amarelo ao marrom, resultando uma exuberante impressão visual. E, no inverno, com dias cinzentos e de baixa luminosidade. Cada estação possui sinais que identificam a transição de uma à outra. O agricultor, o pescador, o surfista e muitos outros especialistas estão acostumados a olhar para a natureza a fim saber se é a época correta para plantar certa qualidade de semente, pescar ou “pegar” uma grande onda no mar.
 
A NATUREZA
Fala por intermédio de seus ciclos. Os fenômenos climáticos, o tão comentado aquecimento global e o degelo do Oceano Ártico são sinais de que o planeta Terra está morimbundo d doente. Em tempos que lá se vão, o diretor para o Meio Ambiente do Programa das Organizações Unidas (ONU) declarou à imprensa europeia, que o degelo do Ártico criará problemas terríveis para o planeta e para a humanidade – dezenas de animais desaparecerão. Segundo a ONU, as catástrofes naturais vêm aumentando numa taxa anual de 6% . Será que as catástrofes naturais, como tsunamis, inundações, terremotos, desertificações, secas e furacões não estariam ocorrendo em relação ao seu Criador? Jesus Cristo afirmou em Mateus 24:32-35, que os homens são capazes de discernir as estações do ano, porém desconhecem os sinais dos fins dos tempos.
 
OS SINAIS
Ele falou de sinais naturais (terremotos, fomes em muitos lugares, epidemias e doenças); políticos (guerras entre as nações), além do aumento da maldade e da falta de amor entre os homens. Espalham-se pelo mundo afora pessoas egoístas, avarentas, sem afeto natural, violentas, etc – tudo como consequência do pecado. Entretanto, ainda há uma esperança! E ela não está na ciência, na política, na religião; e sim, em Jesus Cristo!. O Filho de Deus já morreu no Calvário por toda a humanidade, sofrendo para salvar ca da indivíduo de seus pecados. E você, não quer hoje receber em seu coração a Jesus o seu único e suficiente Salvador pessoal? Afinal, “se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca faz confissão pra a salvação” (Romanos 10:9-10).
 
ARTHUR BERNARDES
O ex-presidente da República de saudosa memória 1922/1926), advogado e político exclamou antes de morrer. É com profundo grito d’alma partido de alguém que reconhece, no final de sua existência: “O fim do homem é Deus, para o qual devemos preferentemente viver. Eu, porém, vivi mais para a Pátria e esqueci-me Dele. A Ele devemos dar conta do uso que fizemos de nossa vida aqui, que eu a tive longa. Receoso de não poder resgatar minha falta, no pouco tempo que me resta, apesar de sua infinita misericórdia, peço aos amigos e correligionários e brasileiros de boa vontade que ajudem a supri-las com suas preces para poder morrer em paz”. Em seguida expirou”
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
Meu amigo, advogado e pastor batista Josoniel Fonseca me passa essa mensagem pela Internet e compartilho com os meus respeitáveis leitores: “Em tempos de Pandemia, passando pelo vale da dor, e do sofrimento, nunca foi tão presente buscar a Deus e Sua Graça! Somente Ele pode refrigerar a nossa alma com descanso incomparável; nos socorrer em nossa fragilidade e nos ajudar a esperar pela Sua provisão, que, como o maná, virá sempre no tempo apropriado. Com isso saberemos e continuaremos a crer que Ele continua o mesmo, agindo sempre no tempo certo, sem nunca se atrasar, mesmo noss os olhos enxergam uma realidade que parece contradizer essa verdade”.
 
O BEM-TE-VI
Trafegava de automóvel numa manhã fria no bairro nobre do Tirol e contemplei na robustez da estrutura metálica de uma construção onde descansa um artista da natureza. O Bem-te-vi canta e encanta. É mais um ser de beleza singular criado por Deus para compor o magnífico cenário que nos envolve, preocupado com a Pandemia do coronavírus, cenfando muitas vidas e deixando-nos tristes e desolados. Ah, Bem-te-vi!  Canta, cantor, canta! Canta! Faz ecoar os doces acordes no mundo afora essa doce melodia harmoniosa, constratando com tantos ruídos que nos agridem diari amente. Canta, Bem-te-vi! E quando não quiser mais cantar nesse lugar, bata suas asas e escolha seu rumo. Mas,não pare de cantar, engrandecendo o seu Criador.
 
POLÍTICA ABALA AMIZADES!?
Sim, amigos de vários anos vêm rompendo laços de uma amizade fraterna por conta de suas ideologias. E o que é pior, se você falar que não concorda com governo tal, já lhe rotulam como direita ou esquerda. Quando se analisa o que está em jogo os que são amigos que brigam, se ofendem e se afastam por diferenças de opinião política. De um lado, está um amigo que pensa diferente de você. Do outro, está a sua opinião. Se você chega ao ponto de brigar com um amigo por ele ter ideias distintas das suas, isso deixa-nos evidente que você valoriza mais a sua opinião pessoal do que o amigo. Na Bíblia Sagrada, há dezenas e deze nas de preceitos que falam sobre amor ao próximo, pacificação, reconciliação, perdão, bons relacionamentos, não devolver mal com mal, abençoar quem nos amaldiçoam, orar por quem nos maltratam e por ai se vai.  À luz do Evangelho de Cristo, não há nenhuma dúvida: sua opinião sobre política partidária não vale nada em comparação aos relacionamentos de amizade e, principalmente, fraternidade. Aqui, na terra somos peregrinos estamos de passagem, pois, célere são os dias, os meses e os anos e tudo passa rapidamente. Até o nosso corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim.
 
PARE E PENSE...
Para sermos dignos de nosso chamado por Deus devemos ser humildes, mansos, pacientes, amorosos e buscadores de unidade e paz. Nossa base de unidade com outros crentes é descrita nos versículos 4 a 6 de Efésios. Mas note que são essas qualidades descritas aqui nos versículos 2 e 3, espectivamente, que nos permitem praticamente desfrutar dessa unidade. Dê-nos um espírito de unidade, Senhor, pois Cristo não está dividido. Onde existem verdadeiros motivos para a unidade divina, abramo-nos alegremente! Nunca nos deixemos ser presas de um espírito festivo, mas sempre nos regozijamos no ponto comum que compartilhamos com todos os verdadeiros cristãos.
 
TEMPLO INTERDITADO
O Templo da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus do Brás, situada no bairro do Bessa, na cidade de João Pessoa (PB), liderada pelo pastor Samuel Mariano, foi interditada pela Vigilâncias Sanitária de João Pessoa, após denúncia de que um culto estaria sendo realizado com aglomeração e sem distanciamento. Por meio de fotos e vídeos que circulam nas redes sociais, é possível perceber a superlotação que, além das cadeiras, ainda conta com pessoas de pé na parte de trás do local. Conforme a diretora da Vigilância Sanitária da capital paraibana, Aline Grisi, a igreja realizou um culto com aglomeração de pessoas e sem o distanciamento necessário, o que contraria os decretos estadual e municipal, com medidas restritivas para conter o avanço de Covid-19, que prevê a realização de missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais, com ocupação de apenas 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas. Que esse cenário sirva de exemplo para outras igrejas coirmãs.
 
INFARTADO
O Bispo Francisco de Assis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e vereador em Natal comunica nas redes sociais que sofreu um infarto agudo no miocárdio. Ele é o principal político da Universal, neste Estado.Por sinal, já exerce o 4° mandato de vereador. "Deus continua no controle! E eu permaneço firme na Rocha”, revela Francisco de Assis. Queridos amigos! Recentemente sofri um infarto agudo no miocárdio e fui para UTI em estado grave no Hospital do Coração. Mas, graças a Deus todos os procedimentos foram realizados com sucesso. Fiz cateterismo e angioplastia. Já deixei aquela unidade de saúde e agora vou terminar a recuperação em casa. Por conta disto, temporariamente não poderei fazer nossos programas de rádio, nem participar das sessões legislativas. Breve retornarei mais forte do que nunca. Afinal, vencemos tudo pela fé”.
 
VIOLÊNCIA NA CASA DE DEUS
Em Natal, criminosos arrombam igreja três vezes em menos de um mês e levaram peças sacras. O matutino jornal “Tribuna do Norte”, trouxe uma notícia que deixa triste a comunidade católica da capital potiguar. A tradicional e histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, patrimônio histórico-cultural da cidade do Natal, foi alvo de arrombamento e roubo por três vezes em menos de um mês. Entraram pela porta lateral da igreja e levaram peças sacras utilizadas nos ritos das missas, batizados e casamentos. É mister que tome medidas coibitivas para evitar a ação deletéria desses marginais.
 
CALDO DA CULTURA
Segundo o jornalista e professor, Vicente Serejo, meu colega de Atheneu, uma das estrelas do jornalismo potiguar, em sua coluna diária no matutino “Tribuna do Norte”, desabafa, laconicamente: “O Atual caldo de cultura da política brasileira enfrenta uma nova peste, como não bastasse a tragédia do Coronavírus que já matou mais de 400 mil criaturas: o surto pestileno de substituir argumento por desaforo. O maior transmissor desse vírus da estupidez é sua excelência o presidente Bolsonaro, o Messias. Ele agride ministros, empresários, governantes e ameaça na porrada para ficar nos exemplos mais grosseiros que sequer merecem a execração pública”. Pobre Nação!
 
OBITUÁRIO 1
A equipe da Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa com imensa tristeza o falecimento da servidora Viviane Ferreira Gomes, aos 34 anos, secretária executiva daquela unidade, vítima de Covid-19. Comunicativa, cordial e prestativa, sempre demonstrando empatia pelo próximo Viviane, deixa saudades, além uma lacuna impreenchível no seu setor de trabalho. Descanse em paz Viviane. Você foi grande porque foi útil. Meus votos de pesar aos seus familiares que estão dolorosos pela sua partida.
 
OBITUÁRIO 2
Ah, que pena! Consternado noticio com pesar a partida para a eternidade do meu grande amigo, colega e irmão em Cristo, Eider Gonçalves Fernandes, 69 anos, vitimado de Covid-19. O óbito aconteceu quarta-feira, 6 de maio, no Hospital Rio Grande de Natal. Sempre cordial, cavalheiro e atencioso, conheci Eider na 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal, situada na Rua João Pessoa, Cidade Alta, no ano de 1963, joguei muito Basquetebol com ele na extinta equipe do Santa Cruz no Ginásio Sílvio Pedroza. Descanse em paz meu amigo e irmão, Eider. À sua memória, o meu r espeito e aos seus irmãos Elba e Éden, além dos demais familiares manifesto as minhas condolências pela sua partida. Hoje seus restos mortais repousam no Campo Santo em Emaús, em Parnamirim, até a vinda de Cristo.
 
OBITUÁRIO 3
A Medicina potiguar está de luto com a morte na manhã de sexta-feira, 7 de maio, do médico e ex-vereador de Natal, Enildo Alves, aos 70 anos, devido a complicações no aparelho digestivo. Médico hematologista, Enildo era uma referência na sua área e atuava como médico do Hospital Onofre Lopes (HUOL), e em clínicas da rede privada de saúde, além de ser professor do Curso de Medicina da Universidade Federal (UFRN). Ele foi secretário de Saúde de Natal, com a implantação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Natal) na administração da prefeita Micarla de Souza. Na sua vida política, foi vereador por seis mandatos, nos per& iacute;odos de 1989 a 1992, 1993 a 1996, 1997 a 2000, 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2009 a 2012. Ao longo da sua vida pública, o parlamentar teve um perfil aguerrido e atuante, sempre pautando sua conduta com base na ética e respeito à administração pública. O presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Paulinho Freire, em nome dos vereadores e servidores da CMN, manifesta suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e tristeza.
 
OBITUÁRIO 4
O falecimento do ator e humorista Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, um dos mais populares e admirados do país, ocorrido terça-feira, 4 de maio, aos 42 anos de idade, vítima de Covid-19, abalou a classe e os seus fãs. Criador de Dona Hermínia, além de outros personagens inesquecíveis no teatro, na televisão e no cinema, Gustavo estava internado desde 13 de março, no Hospital Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, deixando uma lacuna no mundo artístico nacional. O seu corpo foi cremado na tarde de quarta-feira, 6 deste mês, em Niterói (RJ), sua terra natal com a presença restrita de familiares e amigos.
 
OBITUÁRIO 5
Foi a óbito na manhã de sexta-feira, 7 deste mês, vítima de Covid-19, o empresário Ricardo Salustino, tio do ministro das Comunicações Fábio Faria, o qual registrou no seu Twitter. “Acabo de receber a triste notícia do falecimento do meu Tio Ricardo Salustino. Que Deus o receba com muito amor e dê muita força para os meus primos Edgar, Romina e para a minha mãe e minhas tias. “ELE enxugará dos teus olhos toda a lágrima”.
 
 
 
GIRO PELO TWITTER...
...Não tenho mais em meu convívio dona Maria José dos Santos Leite, anjo tutelar dos meus dias, minha querida e inesquecível mãe, hoje, gozando às bem-aventuranças eternas. Porém, parabenizo todas às mães que domingo, 9 de maio último festejaram o seu dia – O Dia das Mães;
 
...Essa vem de Brasília (DF). Não convidem os dois para mesma mesa: Os ministros da Economia Paulo Guedes e Rogério Marinho do Desenvolvimento Econômico, senão sai faísca;
 
 ...A Pandemia provoca a antecipação da formatura dos cursos de saúde, pois a necessidade de mão de obra qualificada para atender a demanda com a Pandemia fez a Universidade Federal (UFRN) criar mecanismos, permitindo a antecipação da formatura – em caráter excepcional - dos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. A antecipação pode ser feita por cada concluinte que tenha cumprido, pelo menos 75% da carga horária exigida;
 
...Os vivas de felicidade vão para a minha querida cunhada, Angélica Dias Barreto Martins, que quinta-feira, 6 de maio, amanheceu mais experiente, sendo muito cumprimentada pelos familiares e amigos que lhes são queridos. Parabenizo a cunhada, desejando que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos, com as bênçãos do Pai Celestial;
 
...Ex-ministro da Saúde, médico Nélson Teich disse à CPI da Covid instalada no Senado, que não tinha conhecimento que o Exército brasileiro produzia cloroquina e desafinou com o entendimento do presidente Bolsonaro. Dessa maneira, teve que pedir o boné;
 
...Os colegas jornalistas da nova geração resolveram encarar, com talento, o empreendorismo. Vejam só, Ilana de Alburquerque, minha ex-diretora de o extinto vespertino “O Correio da Tarde” e ex-assessora de imprensa do ABC Futebol Clube, lançou a “Aqua Zero”, um serviço de lavagem de veículos e estofados sem usar água e energia dos clientes. Basta acessar: @aquazerocidadedosol; e
 
...A promotora de Justiça Eliane Cardoso foi nomeada pela governadora do Estado, Fátima Bezerra e será a primeira mulher a comandar o Ministério Público do rio Grande do Norte. A governadora potiguar acatou indicação dos  promotores.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).