Liliana Borges

29/05/2021 02h02
 
CABO ESPICHEL, Extremidade da Península…
 
 
O Cabo Espichel está localizado na extremidade sudoeste da Península de Setúbal, especificamente na Freguesia do Castelo no Concelho de Sesimbra, Distrito de Setúbal, a cerca de 48 km de Lisboa.
 
Esta região é composta por rochas muito elevadas e por belíssimos penhascos a beira do Oceano Atlântico, além disso, possui um conjunto de edificações que contam sua história como o Farol do Cabo e o Santuário de Nossa Senhora da Pedra da Mua.
 
O Santuário alberga a Igreja de Nossa Senhora do Cabo construída ente 1701-1707, Ermida da Memória, Casa da Ópera, Cruzeiro, Casa da Água datada 1770 e abastecida por um aqueduto, Casa dos Círios que são habitações que eram utilizadas pelos romeiros nas laterias do caminho que leva a Igreja. 
 
A Ermida da Memória nos reporta ao século XV e no seu interior possui um conjunto de azulejos setecentista representando a lenda da aparição de Senhora do Cabo que desde 1410 já havia registro na história. Reza a lenda que dois idosos viram a Santa ser carregada por uma mula branca subindo a falésia e marcado o trilho com seus cascos. 
 
Posteriormente, este trilho foi identificado como trajeto que valiam os dinossauros saurópodes e terópodes e, no alto de uma das pontas da falésia situada a Ermida visualizamos uma belíssima praia de difícil acesso que foi constatado como rota utilizada por estes animais através de suas pegadas e rastos de caldas ao longo do caminho.
 
A intensificação do culto a Nossa Senhora do Cabo e movimentação de muitos romeiros na região, D. Pedro II e D. José mandaram construir no século XVIII um santuário que manteve a peregrinação e religiosidade na localidade até a transição do século XX que bem mais adiante entrou em declínio. 
 
No último 18 de maio foi lançado concurso para a concessão deste santuário através de um programa em conjunto dos Ministérios das Economia, Finanças, Defesa e Cultura com mais a colaboração das autarquias locais e coordenação do turismo de Portugal, denominado “Revive” que tem a intenção de valorizar e recuperar o patrimônio devoluto, como também, intensificar as atividades de destinos regionais e desenvolvimento de inúmeras áreas no país. 
 
Curiosamente, a costa portuguesa ao longo de vários séculos foi conhecida como “costa negra”, pois não havia sistema de iluminação para orientar a navegação, era assim considerada como ponto de perigo destacado nos roteiros marítimos desde o século VI a. C., somente no final do século XVIII o Marquês de Pombal determinou a construção de vários faróis, entre eles no Cabo Espichel que é um dos mais antigos de Portugal, contruído em 1790 e até então, em funcionamento.
 
Este farol está a 168 metros acima do nível do mar que possui um alcance luminoso de 26 milhas, ou seja, aproximadamente de 48 quilômetros e em cada 12 segundos emite uma iluminação como faíscas de três relâmpagos, também, inclui painéis aeromarítimos que transmitem luz para o horizonte e o céu. 
 
 Região lindíssima com uma visão privilegiada de outro lado do Atlântico, lugar encantador…
 
Os portugueses sempre cuidando, preservando seu patrimônio e contando sua história de forma graciosa e, simultaneamente, fomenta o turismo, a economia local e nacional. Merecem aplausos…
 
Vale muito conhecer…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).