Claudino Leite

29/06/2021 00h08
PARE  E REFLITA...
“Não prometa nada quando estiver feliz. Não responda nada quando estiver irritado. Não decida nada quando estiver triste.” (Casimiro de Abreu, pensador e poeta brasileiro).
 
 
 MEU AGRADECIMENTO
O colunista emocionado e com a voz embargada, agradece, penhoradamente, aos amigos que desejaram feliz aniversário na sexta-feira, 25 de junho último.  Aos que ligaram... Aos que esqueceram... Aos que fingiram que esqueceram... E aos que não puderam estar online por causa de inúmeros afazeres, enviando felicitações ao nataliciante do dia. Perdoe-me! Não vou declinar os nomes para não cometer injustiças, visto que se perderiam na prateleira da memória. Que o Pai Celestial dê em dobro tudo que me desejaram. É gratificante comemorar mais um ano de vida, com saúde e paz, além celebrar data ao lado de pessoas queridas que se importam com a gente...Mesmo diante de uma pandemia dessa peste do coronavírus avassalador, a qual tem ceifado a vida de muitos entes queridos e amigos, deixando-me triste macambúzio e desolado. Obrigado Deus por ter me concedido mais uma primavera.Um beijo no coração!
 
REALIDADE
 Aprendi que se aprende errando. Que crescer não significa fazer aniversário; Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouvi uma bobagem; Que trabalhar não significa ganhar dinheiro; Que os sonhos estão aí para serem alcançados; Que a gente conquista as pessoas mostrando o que somos; Que os verdadeiros amigos ficam sempre com você até o fim; Que a maldade se esconde atrás de uma bela face; Que não se esperam a felicidade chegar, porém se procura por ela; Que quando penso que sei de tudo não aprendi nada, pois o mundo é uma eterna escola que não dá férias; Que a natureza é divina, e sem dúvida, é a coisa ma is bela da vida; Que amar é se dar por inteiro, isto é, de corpo e alma; Que um só dia pode ser mais importante do que muitos anos; Que se pode conversar com as estrelas; Que se pode confessar com a lua; Que se pode viajar além do infinito; Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde; Que dar um carinho também faz... Que a sinfonia mais doce é ouvir quando uma pessoa chama você pelo próprio nome; Que sonhar é preciso; Que é bom ter os nossos momentos de criança; Que o nosso ser é livre; Que o julgamento alheio não é importante; Que o que realmente importa é a paz interior; Não podemos viver apenas para nós mesmos. Mil fibras nos conectam com outras pessoas, e por essas fibras nossas ações vão como cousas, e voltam para nós. Aproveite ao máximo cada instante da sua vida, pois ele é o único. Afinal, &l dquo;Ame o Senhor, o seu Deus, de todo coração, de toda a sua alma, de todo entendimento e de todas as suas forças” (Marcos 12:30). Cristo morreu no Calvário para salvar este mundo moribundo e agonizante. É só aceitá-Lo e segui-Lo! Este é o canto que eu quero cantar, mas que não seja um canto solo, e sim, um compacto de vozes angelicais, semelhante aquele em que apareceu aos pastores nas Campinas da Judeia, por ocasião do nascimento do menino Jesus, que cantava um cântico de fé e esperança, para um planeta turbulento que navega sobre águas perigosas.
 
PASTOR SANTANA, UMA SAUDADE...
Na qualidade de assesssor de imprensa da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, neste Estado (IEADERN), na gestão do pastor-presidente Raimundo João de Santana como muito prazer relembro que na terça-feira, 22 de junho passado, completou oito  anos de saudades trazendo um memorial digno de homenagem e respeito deste homem Deus, que deixou um legado profícuo para posteridade. Sua raiz é a cidade de Nísia Floresta (RN). No dia 13 de dezembro de 1924 foi a data do seu nascimento. O reverendo Santana converteu-se ao Evangelho em 24 de junho de 1944. Mostrando aptidão para a vida eclesiástica, foi consagrado ao santo ministério em Natal, pelo presidente da AD, na &eacut e;poca, o saudoso pastor Eugênio Martins Pires. Santana pastoreou diversas igrejas assembleianas em território norte-rio-grandense, dirigiu o rebanho de Deus no município de Parnamirim, por um período de 27 anos. Foi presidente da IEADERN de 3 de janeiro de 1999 a 6 de janeiro de 2012. Sempre considerado um patrimônio de moral, além de um dos maiores líderes espirituais do Brasil. E faleceu dia 22 de junho de 2013, aos 89 anos, no da Hospital da Unimed de Natal, vítima insuficiência respiratória e pulmonar. A notícia abalou toda a comunidade cristã. Deixou viúva Ivone Oliveira de Santana, três filhas e seis netos. O sepultamento ocorreu na manhã do domingo, dia 23 de junho, no Cemitério Municipal São Sebastião de Parnamirim, onde seus restos mortais descansam até a Ressurreição dos Justos. Pastor Raimundo João de Santana oito de saudad es.
 
500 MIL MORTES
A Nação Brasileira está vivenciando um de seus piores momentos da pandemia. Ultrapassa a triste marca de 500 mil mortes por Covid-19.Isso não é brincadeira! Para se ter uma ideia, a quantidade de mortes no Brasil em decorrência da Covid-19 equivale a população das cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Assú, no Rio Grande do Norte, contabilizando a marca de mais de 17,8 milhões de casos, segundo dados passados pelas próprias secretarias de saúde dos Estados.É simplesmente horrível! Estarmos enfrentando essa situação que tem atingido todos nós, seja e < /span>em mortes, dificuldades na saúde física e mental, além da ainda financeira. Ressalte-se que, não podemos esquecer dos cuidados de prevenção, as autoridades devem esquecer suas ideologias de suas responsabilidades. A ciência é ciência pronto! Só Deus para nos proteger dessa guerra cujo o inimigo é invisível.
 
ORAÇÃO NA ADVERSIDADE
A Polícia Militar de Goiás publicou no Instagram imagens onde os agentes aparecem em círculo, fazendo uma oração por proteção para entrarem na mata procurando o Serial killer Lázaro Barboza, 32 anos. “Ilumina, Senhor, os nossos passos. Ilumina cada policial militar, cada policial que está aqui imbuído dessa missão, Senhor, de capturar esse indivíduo, esse inimigo da sociedade, esse inimigo do bem, Senhor. (…) Dai-nos a graça, Senhor, de capturá-lo, de acabar com o sofrimento dessa sociedade. Que nós possamos trazer, Senhor, a paz de volta. Que a paz possa reinar, Senhor. Protege cada policial militar, cada policial, Senhor, com Tua mão protetora. Que o mal não se aproxime de nós, Senhor. Que o mal n&ati lde;o venha, Senhor, nos vencer. Que o mal sucumba, Senhor, diante de nós”, diz o agente.
 
MEMORIAL DA BÍBLIA
Em Campina Grande (PB), sofreu um atentado à bomba na noite deste sábado, 19 de junho.  As imagens das câmeras de segurança mostram um homem instalando os explosivos, por volta das 22h30, na porta do Memorial, logo em seguida, o local é danificado pela explosão. Nenhum suspeito foi identificado. O Núcleo de Estudos em Política, Cidadania e Cosmovisão Cristã (NEPC3) emitiu uma nota repudiando o ataque e se solidarizando com a Visão Nacional para a Consciência Cristã, instituição que administra o Monumento da Bíblia.
“É crível que tenha sido um ataque motivado por sentimento antirreligioso. Portanto, qualificamos o ato como intolerância religiosa, cristofobia e terrorismo. O ordenamento constitucional proíbe atos de ódio e violência motivados por razões antirreligiosas, e a lei brasileira define os crimes de intolerância religiosa”, declarou o fundador da NEPC3, Rafael Durand.
O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso, lamentou o atentado e lembrou que o memorial presta tributo a um símbolo religioso de grande valor para católicos, evangélicos e outras confissões cristãs, classificando o ataque uma ofensa religiosa. Que horror!
 
GUERRA SANTA
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu que a expressão “Deus é Amor” é bíblica e, portanto, de uso comum, não podendo ser apropriada por nenhuma entidade religiosa. Com esta decisão, a Igreja Deus é Amor foi derrotada em processo no qual tentava impedir que uma organização dissidente utilizasse a expressão “Deus é Amor” em seu nome. Fundada em 1962 pelo missionário < a href="https://folhagospel.com/morre-david-miranda-fundador-da-igreja-deus-e-amor/" rel="color:blue; text-decoration:underline">David Miranda, a Deus é Amor queria impedir que a expressão fosse utilizada pela Igreja Pentecostal Deus é Amor Renovada Ministério de São Paulo, criada em fevereiro de 2019 por Reginaldo Gaudêncio, um pastor dissidente da denominação pentecostal.
 
22 MILTEMPLOS
A Deus é Amor, que possuiu mais de 22 mil templos no Brasil e tem filiais em 136 países, afirmou no processo que Gaudêncio escolheu esse nome com o propósito de confundir os fiéis, atraindo-os para a nova entidade. “O uso indevido certamente desviou fiéis ou os confundiu a seguirem outra igreja, resultando em prejuízos econômicos”, afirmou à Justiça. Além da proibição, a igreja exigia uma indenização de R$ 50 mil. Na decisão que manteve a sentença de primeira instância, o desembargador Fortes Barbosa, relator do processo, disse que, como entidade religiosa, a Deus é Amor não possui finalidade econômica e que, portanto, não se pode falar em disputa de mercado e concorrência desleal. “A fé não é um produto”, afirmou.  A Deus é Amor, que declara possuir 1,1 milhão de fiéis, ainda pode recorrer da decisão.
 
UFRN FAZ 63 ANOS
Sexta-feira, 25 de junho passado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), completou 63 anos de fundação. Começo estadual, decreto do governador Dinarte Mariz, no Palácio Potengi, de 25 de junho de 1958. Foi instalada em 1959, no Teatro Alberto Maranhão, tendo como orador oficial: Luís da Câmara Cascudo. Foi federalizada em 18 de dezembro de 1960, pelo presidente Juscelino Kubistchek. O primeiro reitor dessa Instituição Magnífica foi  o saudoso médico Onofre Lopes da Silva. Ressalte-se, também, que faço parte dessa história.
 
EXPLOSÃO DE BESTEIROL
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, explode mais uma besteira nas redes sociais. E no dia que o Brasil completou 500 mil mortes por Covid…ele posta texto ignorando…as 500 mil mortes. Fábio, que sonha ser senador pelo Rio Grande do Norte, com votos de uma população que perdeu mais de seis mil pessoas para a Covid-19, preferiu falar em comemoração e atacar jornalistas, no exato dia em que a imprensa potiguar perdeu o meu amigo e jornalista José Alves Pinto Júnior, para a Covid. Pinto Júnior perdeu a vida, deixou a mulher, dois filhos, um jornal, um portal, um canal de TV no Youtube, um espaço na TV Band de Natal, além de um espa&c cedil;o em uma emissora de rádio…Tudo conquistado com muito trabalho. No dia de sua partida, pode-se dizer que, como jornalista, recebeu uma “bela homenagem” do ministro das comunicações, que vibrou no twitter fazendo contagem regressiva para…as 500 mil mortes. Lamemtável!
 
PROIBIÇÃO DE FESTAS
Na semana do São João, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte reforça a proibição de festas populares, bem como a realização de fogueiras, como forma de controle do coronavírus (Covid-19) e prevenção às doenças respiratórias e acidentes que possam aumentar a demanda nas unidades de saúde. O novo decreto, que estabelece as medidas sanitárias de combate à pandemia, foi publicado na edição de quarta-feira, 23 de junho, no Diário Oficial do Estado.
 
ACABOU O CASAMENTO
É inacreditável o tratamento de desprezo e isolamento, que o presidente Jair Bolsonaro dispensa ao seu vice-presidente General Hamilton Noura. Não o convida  pra nada. Simplesmente desconhece. Considera-se agressão às próprias Forças Armadas. Sem dúvida, um vice que teria acompanhar o titular, até para eventualidades de substituições.
 
VIOLÊNCIA
Outrora discutia-se no Senado Federal a violência contra a mulher quando senador Ney Suassuna (PMDB-PB) cutucou a então senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com vara curta, lembrando que os homens também são vítimas de violência doméstica, embora não apareçam nas estatísticas. A valente senadora exibiu os bíceps: Fique calado, se não o senhor será responsável pelo aumento das estatísticas...
 
CONDUTA DO PRESIDENTE
O ex-vice-presidente da República, o pernambucano Marco Maciel recebeu homenagens póstumas em todo o país. Só não consta manifestação do presidente Bolsonaro de voto de pesar, ou presença ao velório no Senado, embora ele tenha sido durante anos, filiado ao PFL fundado pelo falecido que era um ferrenho defensor da revolução de 64.
 
POPLARIZAÇÃO DA CANDIDATURA
Tancredo Neves queria popularizar sua candidatura a presidente no Colégio Eleitoral e foi a um comício em Goiânia (GO). Diante da rejeição ao vice, por suas ligações à ditadura, Tancredo pediu ao governador Íris Rezende para evitar vaias a José Sarney. Íris negociou e conseguiu que a esquerda não o vaiasse, mas, no dia do comício, praça lotada, apareceram faixas tipo “Fora, Sarney!”. Ante o olhar de reprovação de Tancredo, Íris deu de ombros: “Vaiar, ninguém vaiou...”
 
OBITUÁRIO  1
Foi transferida ao Reino Celestial, a senhora e irmã em Cristo, Sebastiana Vieira do Nascimento, 87 anos, domingo, 20 de junho, no Hospital Rio Grande de Natal, vítima de falência múltipla dos órgãos. Sebastiana era membro da Assembleia de Deus em Natal. O velório foi realizado no Centro de Velório da Rua São José, em Lagoa Seca, em seguida o féretro seguiu para o Cemitério Parque de Nova Descoberta. À sua filha doutora Ivanira Vieira de Figueiredo, e aos demais familiares minhas condolências nesta hora de pesar.
 
OBITUÁRIO  2
Em menos de 48 horas, pai e filha morreram vítima de Covid-19 em Natal. Estudante de medicina e com apenas 25 anos de idade, Emilly Cavalcante Belarmino não resistiu à doença e faleceu na madrugada desta quarta-feira (31) em Natal, após perder o pai - o médico e ex-prefeito de Ruy Barbosa - João Joaquim Cavalcante Neto, de 61 anos, na segunda (29). Emilly Belarmino cursava o 5º ano de Medicina na Argentina e estava no Brasil desde o segundo semestre de 2020, por causa da pandemia. Ela começou a apresentar sintomas no mesmo dia que o pai, em 3 de março. No dia 12, o quadro de saúde se agravou e ela foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança. Lamentável.
 
OBITUÁRIO 3
A Câmara Municipal de Natal recebe com profundo pesar a informação do falecimento, sexta-feira, 25 de junho, de Victor Lopes Miranda Almeida Mendes Filho, de um ano e 11 meses, neto do ex-vereador e ex-presidente da Casa, Franklin Capistrano.,meu vizinho do Tirol. O garoto faleceu após um acidente na piscina. Neste momento de dor e tristeza, os vereadores e servidores da Casa, através do presidente Paulinho Freire, manifestam imensa consternação e solidariedade à família e amigos, no qual me incluo.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Apesar de virtual a Missa de Sétimo Dia realizada quinta-feira, 24 de junho, em favor da alma do nosso querido diretor, deste bravo Portal de Notícias, celebrada pelo padre Antônio Murilo, foi um momento de grande emoção. Descanse em paz, meu amigo jornalista José Alves Pinto Júnior;
 
...O colunista parabeniza o concunhado Ranieri de Albuquerque Nunes, que sábado, 26 de junho festejou idade nova, sendo muito cumprimentado familiares e amigos. Desejo-lhe vida longa e abençoada por Deus. Forte abraço;
 
...O deputado federal pastor Sargento Isidório pegou os evangélicos no Estado da Bahia de surpresa ao encaminhar no último dia 15 de junho o seu pedido de desligamento da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado da Bahia (CEADEB), o qual é filiado a diversos anos;
 
... O advogado geral da União, o pastor evangélico da Igreja Batista em São Paulo, André Mendonça, na ganância de ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ouviu o Ministro da  Defesa, Exército, Aeronáutica e Marinha e, com base nesses pareceres, vai propor o retorno do Inquérito Policial Militar (IPM). Os generais de 1964, não fizeram pior;
 
...O ex-policial branco americano Derek Chauviu, condenado pelo assassinato do americano George Floud, foi sentenciado, a 22 anos e seis meses de prisão. O crime desestabilizou os Estados Unidos, gerando grande onda de manifestações contra o racismo.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).