Claudino Leite

21/12/2021 09h40
 
VIVA O NATAL!
 
PARE E REFLITA...
“Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas: Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor! …”(Lucas 9:10-11).
 
VIVA O NATAL!
O mês de dezembro é um período de alegria e confraternização, pois a cristandade celebra o nascimento do menino Jesus. É a época das formaturas escolares, das conquistas de títulos universitários, dos casamentos marcados, para uma nova reflexão da criatura humana, em relação à vida futura. Segundo o calendário Gregoriano, é o dia 25 de dezembro a data do nascimento de Jesus. Natal é o símbolo da esperança. Muito embora nas campinas da Judeia, aonde nasceu Jesus era inferno bravo e ninguém via uma só estrela no firmamento diz os teólogos. Entretanto, a história é história. Ninguém modifica. É notório que sabemos que uma criança, nascida em ambiente humilde, veio ao mundo, objetivando conquistar os corações dos homens, numa época em que, também, como hoje, pairava sangue, egoísmo, violência e miséria. E existia, o poderoso Império Romano, com sua pujança e vaidade dos que o tinham um poder extraordinário. Numa hora, porém em que o Criador viu que a própria estabilidade da vida no planeta estava em perigo, mandou o seu Filho amado instalar um Reino de amor, paz e esperança. Atualmente, César é uma reminiscência dos tempos que lá se vão. Seus exércitos já não mais existem e aquele Império tão poderoso hoje, unicamente, registrado nos anais da História. Naquela época de tormenta, o Mestre falou aos homens a linguagem inesquecível da verdade e da justiça.  E as palavras ditas por Ele – aqueles ideais intangíveis – permanecem vivos como uma fonte inesgotável de grandeza e esperança, como lição imperecível de sabedoria no decorrer de todos os séculos. As leis que Ele trouxe, traduzidas na sua palavra suave, efetiva e esplendorosa, jamais deixarão de existir, porque vieram do Alto, para a salvação da humanidade combalida e sedenta, para alcançar uma vida feliz além-túmulo. O seu poder e a sua bondade são ilimitados. Deus é a grande verdade e a luz de esperança para um mundo sem paz. Deus, enviando o seu Filho até nós, quis nos dar o exemplo de que todas as grandes realizações iniciam-se com humildade. Jesus nasceu numa manjedoura, pois não havia lugar para Ele na estalagem. Não há dúvida de que, entre a estrebaria de Belém e o Calvário, a trajetória do caminho da eternidade foi traçada pelo Criador. Viva o Natal!
 
POSSE
Meu amigo, o pastor Claudionor Machado Bezerril formado em Teologia é designado pelo líder e presidente da Assembleia de Deus em Parnamirim (ADPAR), pastor e escritor Elinaldo Renovato de Lima, para dirigir a congregação da igreja em Jardim Aeroporto, em Emaús, naquele campo eclesiástico. Esse tem conhecimento bíblico e experiência na vida cristã, coadjuvado pela esposa Alzinete Bezerril. Desejo que a sua administração seja abençoada e profícua.
 
RELACIONAMENTO COM DEUS
A correria do dia a dia dificulta a construção de uma rotina de fé e adoração. Mas, o contato com Deus precisa ser aperfeiçoado e cultivado com o tempo para se tornar um hábito. Quanto mais o buscar, mais forte será esse laço. Por isso, o Glorify, aplicativo que possibilita que cristãos façam reflexões, meditações guiadas, orações e leiam passagens da Bíblia, listou quatro dicas para fortalecer o seu relacionamento com Deus. Confira: 1 - Ele fez todo o trabalho;  2 - Seja honesto com Deus; e 4 - Estude a Bíblia. Ressalto o estudo bíblico, visto que é o seu maior recurso para entender quem Deus é e se tornar mais próximo Dele. No entanto, a Bíblia é vasta, complicada em algumas passagens, misteriosa e impressionante. Também é fácil interpretá-la mal. Por isso o aplicativo Glorify te ajuda com isso e traz um texto devocional a cada dia para aumentar a compreensão de quem é Deus. À medida que começamos a entender o quão maravilhoso Ele é, isso muda todas as áreas de nossa vida.
 
A BÍBLIA MANUSCRITA
Aconteceu, na semana passado o lançamento da Bíblia Manuscrita, em São Paulo. Diversas lideranças evangélicas se reuniram no Memorial das Doze Tribos de Israel, localizado no Jardim Bíblico do Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a fim de iniciar a cópia do Livro Sagrado. A obra será produzida de modo colaborativo por mais de 30 mil pessoas de todo o Brasil, cada uma transcrevendo um versículo. O bispo Edir Macedo da IURD, o escreveu os dois primeiros versos do livro de Gênesis, seguido de sua esposa, Ester Bezerra, e do pastor José Wellington Bezerra, presidente de Honra da Convenção das Assembleias de Deus no Brasil. O projeto é uma iniciativa da União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas). Todo o trabalho é supervisionado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Inclusive, Mário Rost, integrante da SBB, esteve presente no evento e reforçou que este é um momento histórico para a Nação Brasileira.
 
 
IMPREVISTOS DA VIDA
“A vida é cheia de imprevisto. Sonhamos, traçamos metas, planos objetivos, mas, às vezes, de uma hora para outra, tudo muda. Em um primeiro momento nos decepcionamos. Porém seguimos. Seguimos em frente com a certeza de que no comando de nossas vidas há um Ser Supremo que habita dentro de nós e sabe o que, de fato, merecemos. Podemos desenhar, rabiscar e criar a nossa realidade; podemos tentar e querer. Entretanto, a resposta final é sempre Dele. Apesar disso tudo, continuamos insistindo naquilo que faz nosso coração pulsar de felicidade e boas emoções. A vida é pra ser vivida e agradecida apear dos pesares. Posto isto, jamais deixe de sonhar de lutar, de acreditar. Deus sabe o que de melhor para cada um de nós”. (Yan Fernandes).
 
PENSE NISSO...
Nunca deixe para amanhã, o que pode fazer hoje. O tempo é precioso. O ontem não volta mais! E o amanhã é consequência de hoje!  Amanhã, pode ser muito tarde. Para você dizer que ama, para você dizer que perdeu, para  você afirmar que quer tentar novamente, para você pedir perdão, para você dizer desculpe-me, o erro foi meu!  Enfim, porque amanhã...O seu amor pode ser inútil; o seu perdão pode não ser preciso; a sua volta pode já não ser esperada; o seu carinho pode não ser necessário; o seu abraço pode não encontrar outros abraços, visto que, célere são os dias, os meses e os anos. Pense nisso...
 
MEMÓRIAS PÓSTUMAS
O Memorial Eternos da Universidade Federal (UFRN) é lançado como um canal de homenagens póstumas a servidores, estudantes e terceirizados que passaram pela instituição e faleceram tempos depois. O reitor José Daniel Diniz Melo recebeu na Reitoria a Comissão de Moderação da iniciativa, que ficará responsável por validar as mensagens enviadas por colegas de trabalho, familiares e amigos que desejam registrar suas condolências. O espaço virtual foi criado para homenagens póstumas a membros da comunidade universitária, como forma de contribuir para o processo de elaboração do luto e preencher algumas lacunas nos rituais de despedida que foram impossibilitados durante a Pandemia da Covid-19. A presidente da comissão e psicóloga da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Luciani Macedo, explicou que o intuito é ajudar a “eternizar a memória dos que partiram e acolher a dor do luto,
 
HOMENAGEM DA CÁTEDRA
Três professores vão receber homenagem tributada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por intermédio do Conselho Universitário (CONSUNI). É que os docentes se destacaram na vida magnífica: Doutor “Honoris Causa” ao professor Kasumi Sassaki; Professor Emérito aos docentes Ângela Maria Paiva Cruz e Paulo César Formiga Ramos, este meu vizinho do Tirol.
 
CÂMARA CASCUDO
Após nove anos fechada, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, em Natal, sob a jurisdição da Fundação José Augusto reabriu as portas. Um dos mais importantes equipamentos educativos e culturais da história do Rio Grande do Norte, a biblioteca tem acervo estimado em cerca de 100 mil títulos,entre livros, revistas e publicações, além de vídeos, CDs, fitas VHS e uma ampla hemeroteca. A atual gestão investiu R$ 520 mil em obras complementares para reabrir o equipamento cultural. Na solenidade oficial de abertura a governadora professora Fátima Bezerra exaltou a importância da biblioteca para a memória do povo potiguar. “A maior biblioteca pública do Estado estava fechada há quase dez anos. Pela minha trajetória como educadora, não podia permitir que isso continuasse. Devolver os equipamentos culturais à população é uma obrigação como gestora. Precisamos zelar cada vez mais por equipamentos como este, porque ele representa memória e conhecimento”, destacou, para em seguida anunciar que o Governo abrirá concurso para bibliotecário em breve. 
 
 
PERSONALIDADE DO ANO
 
O presidente Bolsonaro? Ledo engano!  Apesar do bolsonarismo e seus seguidores votarem na indicação do presidente brasileiro para levar o título de Personalidade do Ano escolhida pela revista americana “Time” foi um equívoco. Segundo a imprensa americana o empresário bilionário sul-africano Elon Musk foi quem logrou êxito. É que ele ganhou o reconhecimento por investimentos em viagens espaciais e novas tecnologias. Bolsonaro perdeu, certamente, por suas viagens na maionese. O patrimônio de Musk é estimado em 188 bilhões de dólares, ultrapassando um trilhão de reais. Os números altos atribuídos a Bolsonaro são respeitantes às mortes de brasileiros por Covid-19. Mais de 600 mil. Não é brincandeira! Grande influente na Internet, os tuítes de Musk causaram grandes impactos na cotação do bitcoin e também nas ações de suas empresas e no mercado financeiro. As tuitadas compartilhadas de Bolsonaro em suas outras redes sociais…já derrubaram suas próprias redes sociais.
 
 
TERRITÓRIO DAS SACRISTIAS
Por enquanto, o assunto está restrito ao território das sacristias. É os nome que pinta para suceder D. Jaime Vieira da Rocha, como Arcebispo de Natal, dia 30 de março vindouro, data limite para o atual arcebispo renunciar ao cargo por atingir a idade limite de 75 anos de idade. O nome do bispo de Diocese do Estado de Pernambuco, aparece como favorito para suceder a D. Jaime. É D. Francisco de Assis Dantas de Lucena, 58 anos, natural de Jardim do Seridó (RN), atual Bispo de Nazaré da Mata (PE).
 
LÁ VAI 2021
Mas, o Rio Grande do Norte, ainda não agendou a questão dos partidos políticos que começam a sinalizar os movimentos para 2022, o ano de eleição para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Começa pela dificuldade de estabelecer as diferenças entre os 35 partidos políticos existentes legalmente no Brasil. Aparentemente, todos iguais na forma e no conteúdo. E não acredite naquela história de que não existe nada mais fácil de que criar um partido político no Brasil. Jair Bolsonaro que o diga. Ele com a caneta de Presidente da República na mão, sentado na cobiçada cadeira de Presidente da República, não conseguiu criar o seu partido e teve de se expor a algumas situações constrangedoras para escolher um partido que viabilizasse a sua candidatura à reeleição.Terminou sendo obrigado a negociar com um dono de partido, o notório Valdemar Costa Neto, e filiou-se ao partido dele, o PL, que ainda está sofrendo as ajustagens para a acomodação dos novos integrantes aqui no Estado.
 
CRISE BRASILEIRA
O Brasil enfrenta a maior crise sanitária da história, uma pandemia que surpreendeu o mundo todo, desde que surgiu na China, há três anos, e foi chegando. O Governo Bolsonaro demonstrava ter se preparado para enfrentar o Coronavirus, com o Ministro da Saúde, Henrique Mandetta (lançando a moda do jaleco ministerial), para manter a população informada, com sua presença diária na TV. Até ser demitido, sumariamente, não pelo que tenha feito de errado, mas por ter se mostrado mais preparado do que o próprio Presidente na sua área de atuação. Fala-se numa crise de ciúmes, explicitada pela prole presidencial. A equipe de Saúde do Governo tinha mais de 70% de aprovação popular, quando foi defenestrada pelo governo. Bolsonaro não tinha substituto. Um primeiro durou um mês. E ele improvisou um General da Intendência no lugar de Ministro da Saúde. Resultado: 600 mil mortes. A maior tragédia registrada em toda a história da Pátria Brasileira, como se 600 mil mortos fosse um fato normal e não existissem responsáveis nem culpados. Ai o Senado criou uma CPI... Que Deus tenha misericórdia desse país!
 
A VARIANTE ÔMICRON
Do coronavírus está se propagando significativamente mais rápido do que a cepa Delta nos países com registro de transmissão comunitária, segundo comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado. Ainda de acordo com a entidade, é provável que os casos de infecção pela Ômicron ultrapassem os da Delta nesses locais. Sobre a gravidade da nova variante, a OMS afirmou que os dados são ainda limitados. Ainda de acordo com a OMS, a Ômicron está se espalhando rapidamente em países com altos níveis de vacinação, mas não está claro se isso se deve à capacidade do vírus de escapar dos imunizantes, sua alta taxa de transmissibilidade ou uma combinação de ambos.
 
OBITUÁRIO...
. Partiu para a Glória Celestial, segunda-feira, 13 de dezembro, o pastor da Assembleia de Deus em Natal, Manoel Manoel Alves Pequeno, 75 anos, vítima de câncer. A igreja representada pelo presidente pastor Martim Alves da Silva, manifesta sentimentos de pesar pelo seu falecimento. O pastor Manoel Pequeno, era fuzileiro naval da reserva da Marinha Brasileira, que serviu à Pátria com denodo e dedicação. Homem de oração, sempre preocupado em levar a palavra de Deus para as pessoas atribuladas, aflitas e desprovidas de fé. Criou no segmento assembleiano um Exército de Guerreiros de Oração, que depois se fundiu sua identidade ao célebre “Farol Aceso da Oração”, percorrendo todo Estado potiguar, efetuando inúmeras e abençoadas vigílias de oração. Deixa o legado o famoso “Farol Aceso da Oração”,  iluminando muitas pessoas que foram levadas aos pés de Cristo. O velório foi realizado no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, e a cerimônia fúnebre foi realizada pelo pastor Jonas de Paiva Júnior, em seguida foi sepultado. Minhas condolências à viúva Lídia, filhos, noras e netos que choram a sua partida. Que Deus conforte a todos.
 
. Cala para sempre a voz audível do narrador e jornalista Roberto Machado, 82 anos, na madrugada de sexta-feira, 17 de dezembro, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), na Casa de Saúde São Lucas em Natal, deixando o rádio esportivo potiguar triste e enlutado. A notícia foi veiculada nas redes sociais pelo seu mano jornalista Franklin Machado. O correto profissional trabalhou nos Correios e Telégrafos, na década de 50, mas preferiu a radiofonia. Profissional top de linha, Machado fez história no rádio esportivo na capital potiguar, trabalhando nas rádios Traíri, Poti, Nordeste e Cabugi, na Radio-Brás, além dos prefixos da Rádio Jornal do Comércio no Recife (PE) e Verdes Mares em Fortaleza (CE). Depois dedicou-se ao jornalismo impresso trabalhando Tribuna do Norte e Diário de Natal. O professor e jornalista, Cassiano Arruda Câmara descreveu Roberto Machado, durante comentário na TV Tropical, como a “voz do rádio esportivo potiguar na era de ouro do velho Estádio Juvenal Lamartine no Tirol, e no Machadão”. Machado jamais será esquecido, porque em sua passagem terrena ele conseguiu habitar o imaginário das pessoas através da força das ondas do rádio. O seu corpo foi velado na capela 3, no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, em Parnamirim, aonde foi sepultado. Meus votos de pesar à família enlutada que sente a dor e tristeza da sua última viagem.
 
GIRO PELO TWITTER...
...  Parabéns à amiga jornalista,Tarcyla Costa, minha ex-editora de o extinto vespertino “O Correio da Tarde”, que quinta-feira, 16 de dezembro festejou novo ciclo de vida, sendo muito mimada pelo maridòn Toshiosam Lucas e cumprimentada pelos familiares e amigos que lhes são queridos. Que os seus dias sejam abundantes com saúde e sucesso na profissão que abraçou, e fé para vencer as intempéries da vida;
 
... Felicito, também a nataliciante jornalista e irmã em Cristo, Maria da Conceição  (Ceiça), minha ex-diretora na assessoria de imprensa da Universidade Federal (UFRN) e leitora da coluna, hoje, aposentada e radicada em Brasília (DF), pois quinta-feira, 16 de dezembro, completou mais uma primavera, festejando ao lado do herdeiro Ramon e sua mãe Euzinha, além de sua legião de amigos. Leia e medite no Salmo 91. Feliz aniversário!;
 
... Segue estável o estado de saúde do pastor Francisco Cícero de Miranda, líder da Assembleia de Deus em Mossoró (RN), depois de ter se submetido a uma angioplastia na semana passada, para a desobstrução das artérias do coração. Parabenizo ao ministro evangélico que aniversariou quarta-feira, 15 de dezembro último;
 
... Este colunista não sabia que sábado, 11 de dezembro, era dia do homem. Por isso não registrou. Passou a vida certo que todo dia é de todas as vidas, sob a misericórdia de Deus. Amém!; 
 
 
... Para os menos avisados, a novidade é que a Convenção Batista Brasileira (CBB) sediada no Rio de Janeiro, sob a presidência do pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos é ser “apolítica”;
 
... O vereador Paulinho Freire foi reeleito para mais um período na Presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN). O vereador Aldo Clemente (PDT) ficou com a vaga de primeiro secretário da Mesa Diretora. As escolhas foram para o biênio 2023/2024;
 
... O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou no Diário Oficial da União (DOU), o edital para seleção de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022. Serão 206.891 vagas temporárias para todo o País. Habilite-se! e
 
... Alguns observadores da política já questionam qual será o papel do novo partido, o União Brasil. Rico de fundo partidário e tempo de tevê, precisa transformar essa sua riqueza em algo determinante nas urnas de 2022. Em política, uma riqueza sem mandato não tem valor.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).