Armando Souza

Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.

01/02/2024 07h19

 

No Passo da Pátria... no passo da música

 

Sem dúvida, a música é um fenômeno capaz de transformar e trazer inúmeros benefícios à saúde humana. Além disso, esse fato é comprovado pela ciência, e podemos perceber isso naturalmente através das emoções que sentimos ao ouvir uma canção que nos remete a situações especiais de nossas vidas. São sensações que fazem o nosso cérebro ativar diversos mecanismos capazes de proporcionar momentos intensos de prazer, alegria e bem-estar.

Consciente desses benefícios, o músico percussionista carioca, Roberto Duraes, residente de Parnamirim, tem dedicado seu tempo e talento natural de tocar percussão em prol da comunidade potiguar desde que chegou aqui em 2020. Com uma vasta experiência nas principais escolas de samba do Rio de Janeiro, ele tem participado ativamente no desenvolvimento da cultura local, realizando projetos de ensino de pandeiro no Centro Histórico de Natal e no Passo da Pátria.

Ao iniciar seus contatos no meio musical local, Roberto se envolveu rapidamente com o Projeto Choro do Caçuá e com a Roda de Choro da UFRN, iniciativas tradicionais de promoção e incentivo à música instrumental da cidade organizadas pelo artista Carlos Zens e pelos Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respectivamente.

Foi por meio dessas iniciativas em Natal que Roberto percebeu que, apesar da grande admiração pelo instrumento manifestada pelos entusiastas locais, havia pouco espaço para a construção coletiva e o estudo sistemático, prático e acessível do pandeiro, um instrumento ritmista com várias possibilidades sonoras. Partindo dessa observação, o percussionista passou a desenvolver o projeto de Estudo de Pandeiro como meio de inclusão social, com cunho voluntário e sem fins lucrativos, visando promover vivências que desenvolvam a inclusão, auxiliem no bem-estar psicossocial dos participantes, elevem a autoestima e, consequentemente, criem oportunidades para atividades saudáveis ao alcance de todos. Dessa forma, Roberto procura transmitir o que aprendeu com suas experiências nas escolas de samba carioca, onde atuou por muito tempo e consolidou sua carreira como músico.

Roberto acredita que a música é um meio de transformação social e aquisição de novos conhecimentos, capaz de contribuir para a evolução humana através de uma arte universal presente na humanidade desde as primeiras civilizações. Pensando nisso, o projeto de Estudo de Pandeiro se caracteriza como um meio de socialização entre gerações e um vasto campo de inclusão.

A partir dessa premissa, em maio de 2023, em parceria com o IPHAN, Roberto começou a compartilhar ativamente e colaborativamente seus conhecimentos musicais com a comunidade do entorno do Centro Histórico de Natal, para jovens, adultos e idosos. Ao perceber o sucesso evidente em tão pouco tempo, ele também estabeleceu uma grande parceria com o Centro Comunitário do Passo da Pátria, uma comunidade às margens do rio Potengi, e com o Luthier e artista plástico Carlos César Silva, passando a atuar com o projeto em duas frentes: oferecendo aulas de pandeiro e ensinando noções básicas de luteria por meio da fabricação do próprio pandeiro, motivando os alunos a utilizarem materiais reciclados. Essa iniciativa foi rapidamente abraçada pelos moradores da comunidade.

Atualmente, o projeto conta com a participação de várias crianças e adolescentes, além da participação ativa dos pais e responsáveis. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que pode ser viabilizada em vários municípios com baixo investimento e alto poder de inclusão e socialização. Os encontros do projeto acontecem no Centro de Convivência Dom Nivaldo Monte e na própria comunidade do Passo da Pátria, e são destinados a crianças a partir dos 5 anos de idade. Os familiares dos alunos também são incentivados a participar, sendo necessário que as crianças estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis e estejam matriculadas regularmente na escola. Mais informações sobre o projeto falar com o mentor do projeto Roberto Duraes pelo telefone 84 9 9175-4398.

AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS

01/02 - 17H – ORQUESTRA DO PAPÃO – SESC CIDADE ALTA

02/02 -20h – MARCONDES BRASIL – ECCO VILLE FOOD PARK

O2/02 – 20H – CARNAVAL DAS ANTIGAS – CERVEJARIA BENEDITA`S BEER

02/02 - 17H – PRÉVIA DE CARNAVAL – BLUE HOSTEL POUSADA

03/02 – 20H – CARNAR0CK DA BENÊ – CERVEJARIA BENEDITAS BEER

03/02 – 19H – CHORO DA GINGA – POUSADA BODEGA DA TERRA/PRAIA DE PIRANGI

03/02 – 20H – HALISSON HASTA - ECCO VILLE FOOD PARK

03/02 - 17H – BLOCO SEM PRECONCEITO EU VOU – REDINHA

03/02 - 15H – BAILE DE CARNAVAL – ESPAÇO ELIETE REGINA

03/02 - 15H – TROÇA DAS VASSOURAS – CARNAVAL DE NEÓPOLIS

04/02- 16H – BLOQUINHO DA PATOTINHA – PRAIA SHOPPING

04/02 – FILME: VIDAS SECAS – BAE CINE/ PRAIA DE COTOVELO

04/02 - 13H – MUNGUZÁ CULTURAL – PORÃO DAS ARTES/PIUM

Fonte: Armando Souza/@oficinalivredemusica

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).