Armando Souza

08/02/2024 09h32

 

JOKA LIMA, um pescador de sonhos...a cultura potiguar de luto

 

Na manhã da última segunda-feira(05), a população potiguar foi surpreendida com a triste notícia do brutal assassinato do ativista e empreendedor cultural, João Batista de Lima, 63 anos. Joka Lima, como era conhecido, foi o mentor do famoso Restaurante e Tapiocaria da Vó, um reduto de resistência social e cultural, com uma gastronomia diversificada e especializada em comidas regionais e frutos do mar. Além de conhecida pela culinária, a casa foi projetado e concebida carinhosamente para ser um ambiente aconchegante, ponto de encontros entre amigos, boêmios e amantes da boa música. Lá criou um espaço de apresentações artísticas para profissionais veteranos e iniciantes da música, o som sempre foi de abundante qualidade, com um repertório para atender sempre a “gregos e troianos”. Por lá já passaram excelentes músicos, tais como: Angelo Angolano, Sami Tárik, Lysia Condé, Jhony Casanova, e nomes importantes da música potiguar. O Rock Pop, Jazz, Blues, Forró, Samba, Choro, MPB, entre outros gêneros brasileiros eram presença constante no repertório da casa, um verdadeiro oásis para artistas e apreciadores da música potiguar brasileira. Sempre tratava os visitantes do restaurante com urbanidade e um carinho especial que lhe era peculiar.

No documentário “Não estamos à venda” produzido pela documentarista Raquel Cardoso, Joka foi um dos principais personagens, levantou a bandeira “a Vila pra quem é da Vila” em defesa do moradores da Vila de Ponta Negra, onde nasceu e se criou. No clip “Rendeiras da Vila” do compositor e instrumentista Carlos Zens, Joka mais uma vez estava lá como um dos grandes articuladores na viabilização desse importante projeto de valorização das mulheres trabalhadoras na arte de fazer renda, tradição da comunidade. Joka, sempre foi um entusiasta e incentivador da cultura potiguar, era um habilidoso pescador de sonhos, um ser humano do bem, tranquilo e, ao mesmo tempo, inquieto. Era dono de uma largo sorriso e de vida simples mais cheia ambições e conquistas em prol da coletividade, era natural dele pensar no outro, fruto dos ensinamentos do pai e avô, ambos pescadores de primeira grandeza, como diz o ditado: “filho de peixe, peixinho é”, sua família é uma das mais antigas do local, por isso tinha um forte vínculo afetivo com a comunidade e a defendia com muito vigor e coragem.

Sua vocação artística e sensibilidade social vem de berço, sua mãe Rendeira e seu pai, que era brincante do Rei do Congos de Caiçola, tradicional grupo folclórico da região, acreditava na arte como meio de transformação social, e fez disso um escudo de proteção na defesa da Vila contra a especulação imobiliária e a ameaça de extinção das tradições culturais da comunidade. Foi assim que Joka Lima tornou-se um ativista respeitado e amado por todos nós que dele se aproximava e o conhecia, vai ser difícil... ir à Tapiocaria da vó e não encontrar mais o Joka por lá. O velho pescador se foi, mas deixou sua rede pronta para outros sonhos que é de todos nós agora, esse é o seu legado.

 

AGENDA CULTURAL DO POTIGUAR NOTÍCIAS

08/02 – 21H – LEÃO NETO – CARNAVAL NO POLO PRAÇA CÍVICA

09/02 – 18H – NARA COSTA – CARNAVAL NO POLO PETRÓPOLIS

09/02 – 18H – BLOQUINHO DO ARBORIZA - NATAL PRAIA SHOPPING

09/02 - 20H – JOÃO MARIA DOS TECLADOS – ESPETINHO DO JÚNIOR

09/02 – 20H – BLOCO GENTE É PRA BRILHAR – CARNAVAL DE NATAL - PONTO 7

10/02 - 17H – FREVO DO CHICO – CARNAVAL DE PIRANGI – PRANCHÂO

10/02 – 17H – DANI CRUZ - CARNAVAL DE PIRANGI - PALCO SÃO SEBASTIÃO

11/02 – 13H – DODORA CARDOSO – CARNAVAL DE CAICÓ

11/02 – 00H – NARA COSTA – CARNAVAL DE PIRANGI PRAIA

11/02 – 18H – DEUSA DO FORRÓ - CARNAVAL DE PIRANGI - PRANCHÃO

12/02 – 23H – LEÃO NETO – CARNAVAL DE MACAU

13/02 - 18H – CLARAXÉ - CARNAVAL DE NATAL – ESPAÇO RUY PEREIRA

13/02 – 17H – CASO SÉRIO – CARNAVAL DE PIRANGI - PALCO SÃO SEBASTIÃO

 

FONTE: Armando Souza

SIGA: @oficinalivredemusica

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).