Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
“HISTÓRIAS DO NOSSO CHÃO”: conhecimento, encanto e alegria!
“Histórias do nosso chão” é um projeto idealizado e concebido pela paulista, moradora de Parnamirim desde 2011, Juliana Modro, a Palhaça Fiorela, em parceria com as produtoras culturais, Ana Carolline, Analua Modro e Beatriz Alves, tem como objetivo de apresentar 10 narrativas de autores atuantes no Rio Grande do Norte contemplados pelo referido projeto. Para concepção e consecução do objetivo proposto, o grupo de curadores realizou um criterioso mapeamento a fim de captar as principais obras de autores, na sua maioria potiguares, já publicadas na última década. Trata-se, portanto, de um espetáculo com a utilização da técnica milenar de contação de história, onde o Grupo Palhaça-ria, coordenado pela Juliana Modro, disponibiliza sua vasta experiência na arte de fazer rir para contar com carinho, de forma lúdica e enriquecedora as histórias das obras apresentadas a cada espetáculo.
A contação de histórias é uma prática que remonta aos primórdios da civilização humana. Antes mesmo da escrita ser desenvolvida, as pessoas transmitiam conhecimentos, valores morais e éticos, tradições e experiências sigificativas da vida humana por meio de histórias narradas oralmente. É, também, uma poderosa ferramenta pedagógica praticada pelos pais e por escolas de todo mundo, utilizada de forma lúdica para auxiliar no desenvovimento físico, cognitivo e socioemocional com alta capacidade de envolvimento, estímulo à leitura, se destacando como um importante aliado na educação infantil, principalmente na fase de alfabetização e estímulo à criatividade.
É nesse contexto, que o grupo Palhaça-ria conta “HISTÓRIAS DO NOSSO CHÂO, transformando o projeto em um espetáculo de magia, entretenimento, descontração e momentos de grande aprendizado e alegria contagiante.
Para esta primeira edição a narrativa gira em torno da obra “OCTO” do escritor Saulo Daniel. “Octo é um garoto meio humano e meio polvo que vive em oceano repleto de mistérios, junto com seu amigo Lulaldo. Ao explorar um campo de algas marinhas alguma coisa em especial chama a sua atenção...” para descobrir esse mistério dessa fascinante estória do autor potiguar Saulo Daniel, o grupo Palhaça-ria convida todos e todas a se fazer presente no próximo dia 13 de abril, no PARQUE DAS DUNAS, às 16h, para envolver o público nessa maravilhosa jornada artística, lúdica e literária. O Projeto HISTÓRIAS DE NOSSO CHÃO contará com o enredo de outras obras de importantes escritores potiguares, entre elas: Dani Danada de Nicole Bernadi; Juvenal o sapo que nunca se dá mal de Anna Celina; Judite e a classe de Ana Beatriz, de Jania Souza; Leoa não tem juba, de Denise Martins; Coletânea trilhos encantados (Uma carta para vovó), de Raposinha Xanana; Tempo de ser Criança brinquedos e brincadeiras), de Sírlia Lima; O susto de Joaninha, de Rosa Regis; Os porquinhos: O lobo e a sustentabilidade, de Socorro Lobo e, por fim, Uma viagem de 250 dias e 6 horas, de Mônica Costa.
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
11/04 – 11h 30 – CHORO DA UFRN – CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA UFRN;
12/04 – 19h – UM SOM PARA MONOCA – ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN
12/04 – 20h – RAILTON CÂMARA – ECCO VILLE FOOD PARK;
13/04 – FEIRA DA COLLAB – BOSQUE DAS MANGUEIRAS;
13/04 – 20h – JOEL JÚNIOR – ECCO VILLE FOOD PARK;
13/04 – 09h – CHORÕES DO SERIDÓ – CASA DE CULTURA DE CAICÓ
13/04 – 20h – BANDA SEU ZÉ – MAHALLILA CAFÉ;
14/04 – 19H – CHORO DA GINGA – BAR DA CARRANCAS/PIUM
19/04 – 20h – MAHA DUO – MAHALLILA CAFÉ;
20/04 – 21h – CHORO DO CAÇUÁ – FOOD JAZZ BRASIL- PRAÇA DOS GRINGOS.
TEXTO: Armando Souza
SIGA: @oficinalivredemusica
@armandopsouza
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).