Armando Souza
Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.
05/01/2025 07h13
Parnamirim: Posse do 1º Conselho de Cultura em 27/12/2024
Por Mara Jovanka
Excelentíssimos senhores representantes da Gestão Municipal, em especial o Secretário de Cultura de Parnamirim, Gustavo Brendo, demais autoridades presentes, caros conselheiros e conselheiras, senhoras e senhores,
Saúdo a todos com alegria e gratidão, neste momento histórico em que celebramos a criação do 1º Conselho de Cultura de Parnamirim, um sonho aguardado por mais de 10 anos. Hoje, homenageamos todos os trabalhadores da cultura que, com coragem e talento, preservam e enaltecem a arte e a história de nosso povo e município.
Este é um marco de continuidade e renovação. Relembramos os artistas que vieram antes de nós, que abriram caminhos e perpetuaram as manifestações culturais que nos representam.
Honramos também os que, em tempos difíceis, como na pandemia, enfrentaram desafios imensos sem jamais deixar o espetáculo parar. Com o retorno do MINC(Ministério da Cultura,) renovamos nossa esperança e nosso compromisso em construir políticas públicas que atendam às necessidades da classe artística.
Assumimos o encargo de Conselheiros de Cultura com o compromisso de defender e promover nossa arte e nossos artistas, fortalecendo as raízes culturais de Parnamirim. Queremos colocar o município no circuito cultural do Estado e, quem sabe, do país. Temos talentos extraordinários, que vão desde o pé de serra ao xaxado, do artesanato às rendeiras, das quadrilhas juninas ao chorinho, do maior cajueiro do mundo, de toda tradições culturais e muito mais. Não esquecemos as vozes da periferia, as culturas dos Povos originárias e tradicionais, e as diversas expressões que fazem de Parnamirim um verdadeiro mosaico cultural.
Reconhecemos o empenho do Secretário Gustavo Brendo, de Monique, que encontraram uma gestão travada, sem nenhum interesse de progresso com a cultura municipal. Mas a vinda do novo gestor , a volta de André, que tem o comprometimento e a sensibilidade cultural, encontramos especialmente uma equipe na SEMUC, o empenho de viabilizar a criação deste Conselho, mesmo diante de tantos desafios. Agradecemos o diálogo, o apoio técnico e a parceria que nos trouxeram até aqui. Em especial, registramos nossa confiança no Secretário Gustavo Brendo, que tem sido um gestor aberto às demandas culturais e um verdadeiro parceiro.
Estamos prontos para construir um novo capítulo na história cultural de Parnamirim, multiplicando nossa arte por meio da comunicação, superando obstáculos e sonhando alto. Este Conselho nasce como guardião da arte, com o compromisso de defender o estado democrático de direito da cultura e contribuir para o desenvolvimento cultural de nossa cidade.
Que o show continue, que nossa arte prospere e que nossa união fortaleça o caminho para uma Parnamirim culturalmente mais rica e viva.
Muito obrigado.
OBS: Texto escrito e proferido por Mara Jovanka, ativista cultural e representante do segmento do Artesanato
Siga
@armandopsouza
@oficinalivredemusica
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).