Especialista dá dicas sobre como o aluno deve se preparar para o ENEM

02/11/2019


 
Iniciada a contagem regressiva para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá início neste domingo, dia 3, é necessário os estudantes ficarem atentos a algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de enfrentar a maratona das provas. Segundo a especialista em educação e mestre em Estudos da Linguagem, Corina Amorim, o estudante precisa estabelecer uma rotina de estudos e evitar o cansaço, disponibilizando mais momentos para prática esportiva e relaxamento.
 
“Os candidatos devem focar no preparo físico e mental a fim de que o corpo e a mente estejam bem preparados para o esforço desses dois domingos”, explica Corina, que também é diretora pedagógica dos colégios  CEI Mirassol e Zona Sul.
 
Corina enfatiza que a preparação dos alunos na maioria das vezes contou com uma série de simulados ao longo do ano, muitas aulas integradas, momentos em que, de maneira interdisciplinar, foram abordados diversos objetos do conhecimento dos professores para melhor preparar o aluno que irá participar do ENEM.
 
É válido ressaltar que iniciativas como essas ajudam no ritmo, preparação e na concentração dos alunos. Por isso, segundo Corina, é importante que nos dias que antecedem as provas, os candidatos possam ter momentos de descanso, de lazer e de descontração.
 
Seguem algumas dicas para ajudar a controlar a ansiedade dias antes da realização da prova:
1. Planeje seu trajeto
(vá ao local de prova antes, isso te deixará mais seguro e familiarizado com o local);
 
2. Organize todo o material/documentação que levará para a realização da prova (lembre-se que a caneta é preta e produzida em material transparente. Leve mais de uma);
 
3. Não vale a pena estudar na véspera. Confie na sua preparação e aproveite esse tempo para relaxar e descansar (assista a um filme leve, fique com a família, faça uma caminhada, escute uma boa música);
 
4. Não pense nos concorrentes e acredite em você!;
 
5. Em relação à redação, não tente adivinhar o tema. (Aluno bem preparado conseguirá produzir uma excelente redação independentemente da temática).