Senador Jean pressiona Pacheco sobre a CPI da Covid

02/03/2021

Por: Jessyanne Bezerra

 

O Brasil tem 30.484 mortes por Covid-19 em fevereiro, 2º maior número em toda a pandemia, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. “A CPI da Covid é uma necessidade o Brasil precisa dar um paradeiro dessa política negacionista de incompetência do governo que são os responsáveis por estarmos hoje sendo o único país em que a doença avança distante do mundo a pandemia já está recuando. ” Afirmou o Senador Jean.

Insatisfeitos com a resposta do governo federal à pandemia da Covid-19, senadores devem pressionar o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a instalar, nesta semana, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta do presidente Jair Bolsonaro e demais membros do Executivo à crise sanitária. O pedido chegou à mesa de Pacheco no início de fevereiro. Os parlamentares acreditam que ele teve tempo suficiente para refletir sobre o pedido e que precisa dar uma resposta logo, sobretudo por causa do recrudescimento dos números de mortos e infectados pela doença.

“Eu estou conversando com os líderes do Senado, nesta terça vamos provocar mais uma vez o Presidente Rodrigo Pacheco sobre a necessidade urgente da instalação dessa condição mesmo que ela fique com o funcionamento suspenso, mas a definidas já instalada porque o congresso não pode ficar calado diante da irresponsabilidade do governo sobre o risco de também ser responsáveis nós deles pelas mortes e tantos brasileiros. ” Declarou Senador Jean-Paul Prates.

Além do estágio severo da pandemia, pesa para o pedido de CPI o fato de Bolsonaro ter voltado a entrar em choque com governadores devido ao restabelecimento de medidas restritivas ao comércio como forma de tentar frear a disseminação do novo coronavírus. Além disso, a cada semana, o presidente cumpre agenda oficial em diferentes unidades da Federação e, na maioria das vezes, não usa máscara de proteção e provoca aglomerações, atitudes que favorecem a proliferação da covid-19.

“Nós vamos então reiterar a necessidade da instalação da CPI não só como forma de investigar como também como forma de pressionar e de saber fazer com que o governo trabalho direito e não haja apenas com a bílis e com a verme provocativa de ir a um estado onde o governador está fazendo esforço para manter as pessoas em isolamento e dizer para as pessoas saírem e de sair desfilando sem mim dos protocolos que é o uso de máscaras. ” Afirmou o parlamentar.

Com um ano de pandemia o Brasil totaliza: mais de 10 milhões de casos e mais de 255 mil mortes. “É necessário esse tipo de ferramenta além de já ser plenamente cabível tendo em vista um ano de pandemia e nós estamos agora atingindo o auge número de mortes e número de contaminações. ” Afirmou o Senador Jean.