Natal: alta procura por terapias alternativas anima setores hoteleiro e de clínicas de massagens

22/10/2021


 
 
Capital do estado onde venta o ano inteiro e a energia eólica se expande sem parar, Natal há muito tempo se tornou destino obrigatório para quem deseja conhecer uma das cidades mais bonitas do país.
 
Com quase 900 mil habitantes e com diversas belezas naturais – como as famosas praias de Pipa e Genipabu e as dunas de areia – e lugares históricos, como o Forte dos Reis Magos, fortaleza portuguesa, em forma de estrela, construída no século XVI na foz do rio Potengi, a cidade tem 400 quilômetros de litoral e uma rica culinária, marcada pelo peixe com tapioca e pela carne de sol à moda potiguar.
 
A cidade que atrai turistas de todo país também tem sido pródiga em registrar o crescimento do número de estabelecimentos voltados a terapias alternativas, como as massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais. 
 
Técnica mais usada atualmente, a massagem sueca caracteriza-se por ser aplicada com o uso de loção ou óleo, a partir de movimentos nas áreas mais problemáticas do corpo. A terapia proporciona ao paciente relaxamento muscular e pode ser útil para quem estiver se recuperando de uma lesão.
 
Outra terapia igualmente popular, a massagem com pedras quentes (aquecidas) relaxa, alivia a tensão muscular e promove a recuperação de tecidos moles. É indicada por reequilibrar as energias dos chakras, isto é, os centros de forças de energia da nossa áurea. 
 
São usadas pedras lisas, planas e aquecidas – colocadas em partes específicas do corpo, inclusive ao longo da coluna vertebral. O calor atua na dilatação dos vasos sanguíneos e no relaxamento muscular, auxiliando na circulação sanguínea e no alívio de dores e tensões musculares. Além de reduzir o estresse e a ansiedade, promove o sono e alivia os sintomas de doenças autoimunes, como a fibromialgia.
 
Já a massagem ayurvédica é focada em abrir os canais energéticos e bloqueados, usando muitos alongamentos para aliviar dores e tensões. Também ajuda pessoas com enxaqueca, problemas na coluna (como má postura), depressão, síndrome do pânico, estresse e ansiedade.
 
A reflexologia, por sua vez, atua por meio da realização de pressões nas mãos ou nos pés e equilibra a energia do corpo. Cada ponto do seu pé tem um órgão correspondente. Da mesma forma, o shiatsu combina a pressão dos polegares, palmas das mãos e cotovelos em canais que fluem a energia.
 
A aromaterapia é reconhecida pelos benefícios trazidos pela aplicação de óleos essenciais perfumados, extraídos de flores e plantas, com propriedades curativas, e cada qual é direcionado para um tipo de necessidade. Possui efeitos calmantes e podem ser usados contra depressão, insônia, certos distúrbios digestivos e dor.
 
Feita a partir de movimentos mais suaves na pele, a drenagem linfática é uma técnica indicada para quem precisa de ajuda para melhorar a circulação sanguínea e eliminar líquidos, com impurezas, retidos no organismo.
 
Sensuais
 
A procura por massagistas em Natal também tem registrado crescimento entre os potiguares, destacando-se a tântrica, técnica oriental que ajuda os adeptos a resolver seus mais profundos problemas de cunho sexual, além de inseguranças. Feita no corpo inteiro e até com toques na vagina e no pênis, a terapia não envolve masturbação.
Ela estimula o processo de limpeza e purificação do corpo e da mente; auxilia a desfazer bloqueios emocionais que geralmente atrapalham a vida sexual e social; corrige disfunções sexuais; ajuda a pessoa a descobrir-se, limpando a mente de pensamentos confusos; e desperta as pessoas a buscar ganhos espirituais mais elevados. 
 
Já a massagem nuru, ainda pouco difundida no Brasil, é uma técnica de erótica japonesa que requer um ou mais massagistas. Esses profissionais esfregam seus corpos contra o corpo do cliente, quando ambas as partes estiverem nuas e cobertas com uma loção de massagem inodora e incolor. 
 
Realizada com a ponta dos dedos, a partir de movimentos muito leves, a massagem sensitive é uma espécie de preliminar no sexo tântrico. Ela desperta a consciência da bioeletricidade e eleva as ondas de prazer e os níveis de endorfina, serotonina e oxitocina, encadeando vários agrupamentos musculares na reação neurológica. 
 
A tailandesa é indicada para pessoas que desejam uma forma de massagem mais ativa voltada a reduzir e aliviar a dor e o estresse. Também pode ajudar a melhorar a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. A técnica atua em todo o corpo por meio de uma sequência de movimentos semelhantes ao alongamento iogue.