Brasil inicia leilão da tecnologia 5G

04/11/2021

Por: Redação do PN

 

Nesta quinta-feira (4) o leilão do 5G será promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O novo padrão de conectividade móvel será responsável por acelerar a velocidade da conexão e por incentivar o uso da internet das coisas (IOT).

Dois anos e meio após o planejado, a Anatel inicia o maior leilão de tecnologia do Brasil, o que autorizará a exploração da frequência da internet 5G. A expectativa é que sejam arrecadados e investidos ao menos 50 bilhões de reais pelas empresas de telecomunicações que vencerem as concorrências.

O funcionamento do 5G por aqui deve se tornar real em grande escala na metade de 2022. No mundo, a tecnologia já está presente em 65 países.

Calcula-se que 1.662 cidades já oferecem a internet rápida, segundo um levantamento feito em junho deste ano pela empresa Viavi Solutions, que atua no setor de telecomunicações.

No continente americano, além dos EUA, apenas o Uruguai, Suriname e Trindade e Tobago já operam com o 5G. Mais do que uma disputa tecnológica, a concorrência tornou-se uma briga geopolítica incentivada pelos Estados Unidos.