Senadora Zenaide assina Carta pela Democracia e prega paz nas eleições

05/08/2022 10h50


Senadora Zenaide assina Carta pela Democracia e prega paz nas eleições

Foto: Reprodução

 

A senadora Zenaide Maia (PROS - RN) assinou a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", iniciativa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo que deve alcançar a meta de um milhão de assinaturas em breve.

 

A carta foi lançada depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, inclusive diante de diplomatas estrangeiros, o que provocou críticas dentro e fora do país, além de aumentar a desconfiança sobre a intenção do presidente de não aceitar uma eventual derrota no pleito de outubro e tentar reeditar, no Brasil, episódios como a invasão do Capitólio, ocorrida nos Estados Unidos após a derrota de Donald Trump.

 

 Zenaide Maia defendeu que os brasileiros se manifestem pelas eleições livres e pacíficas: "Sim à democracia! Não à violência política! A paz nas eleições e o respeito às urnas dependem de todos nós!", publicou a senadora em suas redes sociais.

 

A Carta de hoje e a de 1977

A "Carta aos brasileiros e brasileiras" lançada agora se insere na tradição da Faculdade de Direito da USP, histórica defensora do Estado Democrático de Direito que, em agosto de 1977, lançou um documento semelhante, sob a liderança do professor Goffredo da Silva Telles Junior. A Carta de 77 denunciava a ditadura e reivindicava o restabelecimento de direitos suprimidos pelo golpe militar e uma Assembleia Nacional Constituinte.