Mulher

Projeto Mulher 365 abre unidades de saúde no sábado e realiza mais de 100 exames citopatológicos

02/04/2025 15h50

Projeto Mulher 365 abre unidades de saúde no sábado e realiza mais de 100 exames citopatológicos

Foto: SMS Natal
 
Finalizando as atividades do Março Lilás, campanha com o intuito de reforçar os cuidados com o câncer do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal realizou o Mulher 365 em cinco Unidades Básicas de Saúde do município. A ação visa o bem-estar do público feminino e o combate a esse tipo de câncer, incentivando principalmente a realização do exame citopatológico.
 
O Mulher 365 do mês de março aconteceu no sábado (29), nas unidades de Pajuçara; Anexo de Vale Dourado; Candelária; Unidade Mista Mãe Luiza; Bairro Nordeste e Quintas. 103 exames citopatológicos foram realizados. O exame, também conhecido como papanicolau ou preventivo, é um dos principais focos da ação e um dos exames que podem identificar diversas lesões no colo do útero, entre elas o câncer do colo do útero. 
 
“O Mulher 365 já é uma ação consolidada no calendário do município, e o evento deste sábado foi um sucesso, com grande participação das mulheres”, comentou Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal. Ana Paula destacou ainda que ações sobre os cuidados com a doença também foram desenvolvidas durante todo o mês.“Tivemos também as unidades fazendo uma boa campanha do Março Lilás e engajadas no combate ao câncer do colo do útero, incentivando as mulheres a procurarem as unidades para realizar o exame citopatológico, que está disponível em todas as unidades da atenção primária durante todo o ano”, disse.
 
Com um total de 1.864 atendimentos, o dia contou com diversos serviços de saúde ofertados às moradoras da capital como vacinação, consultas médicas, de enfermagem, nutrição, educador físico, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), distribuição de preservativos, palestras educativas em saúde, aferição da pressão arterial (PA) e glicemia, além de atendimentos odontológicos.
 
O mulher 365 tem como objetivo a abertura de algumas unidades de saúde um sábado por mês para alcançar mulheres que não conseguem comparecer às unidades durante os dias da semana.
 
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor, que pode ser causado principalmente por alguns tipos de papilomavírus humano (HPV), se detectada em tempo oportuno, é possível realizar de forma segura o tratamento e evitar o avanço da doença.