Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: uma iniciativa para reconhecer ideias e valorizar sonhos

06/10/2022 12h31


Prêmio Sebrae Mulher de Negócios: uma iniciativa para reconhecer ideias e valorizar sonhos

Foto: Itapoã Costa/PN

 

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (06), no auditório do Sebrae, em Natal, a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022. Com o objetivo de reconhecer, selecionar e premiar variadas histórias de mulheres empreendedoras de todo o país, o Prêmio surgiu para dar ainda mais destaque às ações empreendedoras que transformam sonhos em realidade. E mais que isso, é valorizar uma história de vida inspiradora, e que se torna exemplo para tantas outras mulheres.

A premiação que é dividida em etapas estaduais e nacional, tem parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

De acordo com a analista técnica e gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Rio Grande do Norte, Maísa Pessoa, a iniciativa já envolveu mais de 80 mil mulheres empreendedoras em todo o Brasil. Nesse cenário de empreendimentos realizados por mulheres, o país concentra cerca de 34% de negócios que geram emprego e renda.

“Desde 2004 o Sebrae realiza este prêmio de reconhecimento, tendo a participação de mais de 80 mil mulheres em todo o território. São mulheres que estimulam e incentivam outras mulheres a empreender e a realizar seus sonhos. Apesar disso, os números ainda não são tão satisfatórios se remetermos a movimentação econômica, que no Brasil corresponde a 34% e no RN a 35%”, disse.

A gestora ressaltou ainda a importância de ações e programas voltados para incentivar as mulheres a se identificarem como empreendedoras e a se inserirem no mercado.

“Por isso a importância de órgãos e instituições que ofereçam políticas voltadas para o público feminino, que ajudem as mulheres a se verem como empreendedoras”, finalizou.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é dividido em três categorias sendo: Microempreendedora Individual, Pequenos negócios e Produtoras Rurais.

Para a mentora de mulheres na engenharia e ganhadora da etapa regional, (1° lugar), Neusa Coelho, o prêmio é de extrema importância.

“Eu me sinto lisonjeada em participar dessa premiação e poder ser reconhecida como uma mulher que empreende, realiza sonhos e ajuda a inspirar outras mulheres a serem melhor valorizadas no mercado”, concluiu.

A etapa nacional do Prêmio Mulher de Negócios acontecerá em novembro, em Brasília/DF. 

 

 

Fonte: Da Redação, Marclene Oliveira