“SUS aqui se ensina”: inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até 07 de abril

20/03/2023 09h21


“SUS aqui se ensina”: inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até 07 de abril

Foto: Divulgação

 

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap RN) lançou o chamamento público para todas as instituições de saúde e de ensino que atuam no Estado para que façam adesão ao processo de certificação denominado “SUS aqui se ensina”.

O edital teve as inscrições prorrogadas até o dia 07 de abril. O resultado final será publicado no dia 25 de abril.

Estão aptas a se inscrever todas as unidades que são consideradas cenários de aprendizagem no tocante ao estágio, prática, residência médica e multiprofissional, pesquisa e extensão e que executam no dia-a-dia o papel da parceria Ensino-Serviço na Política de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte.

A iniciativa é pioneira em todo o País e com ela a Sesap quer projetar os serviços de saúde da rede SUS do RN. Devido ao ineditismo, a secretaria, inclusive, já está sendo procurada por outros Estados interessados em replicar o projeto, cujo objetivo é promover uma maior visibilidade para a importância do fortalecimento e qualificação das práticas do cuidado, bem como a expansão dos espaços onde se dá o diálogo entre o trabalho e a educação.

“A Certificação é um reconhecimento de práticas da Educação e do fomento à implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e através dela pretendemos articular a Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde”, explica o secretário Cipriano Maia.

O edital contempla certificados em categoria específica para as instituições de ensino que tenham convênio vigente com as secretarias estadual e/ ou municipal de Saúde s e que apresentarem projetos de Pesquisa e Extensão que tenham sido realizados dentro de algum serviço de saúde da Rede Pública do Estado.

Serão quatro eixos de certificação: 1. Serviços de Saúde e Cenários de Prática; 2. Serviços de Saúde, Cenários de Práticas e Pesquisa/ extensão; 3. Serviços de Saúde, Cenários de Práticas, Pesquisa/ extensão e Residências em Saúde e Instituições de Ensino Públicas.

Fonte: Ascom/Sesap