20/03/2023 12h19
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, nesta segunda-feira (20) em suas redes sociais, que destinará recursos na ordem de R$ 100 milhões ao Rio Grande do Norte (RN) para serem investidos em ações de controle aos ataques de facções criminosas. A informação foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra, que informou ainda que a Secretaria Nacional de Segurança Pública irá assumir os custos de três obras importantes para o estado: a do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar e a do Complexo da Polícia Civil.
Hoje completa uma semana que os atos de violência atingem várias cidades do RN, e os reflexos disso afetam serviços essenciais, dentre eles o transporte público, além de setores de diversas áreas de governo, como saúde, segurança, e ainda a coleta de lixo domiciliar que ficou bastante comprometida.
De acordo com a publicação os recursos serão liberados de forma imediata e servirão para a compra de armamento, viaturas e reformas de unidades do sistema penitenciário.
O estado já recebeu cerca de 700 agentes de polícia da Força Nacional para contenção dos ataques, conforme anunciado pelo ministro. Desde a madrugada da última terça-feira (14), o RN já contabiliza 284 ataques até a manhã desta segunda-feira (20). As operações policiais conjunntas já resultaram em 137 pessoas presas.
Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira/Editora-chefe