28/03/2023 12h07
De acordo com informações do titular da Secretaria de Serviços Urbanos de Parnamirim, João Albérico Júnior, a Prefeitura deverá lançar edital para contratação de empresa com o propósito de atuar no serviço de drenagens no município. A afirmação foi feita durante entrevista no PotyCast do Potiguar Notícias desta terça-feira (28). De acordo com o gestor, esse serviço se faz necessário, especialmente as drenagens para beneficiar as lagoas de captação, considerando que o solo de Parnamirim contém muitas bacias hidrográficas.
Parnamirim possui quatro lagoas de captação que dependem de bombas elétricas, por isso a manutenção preventiva é de suma importância. A empresa responsável faz avaliação quinzenal dos equipamentos.
“As lagoas de captação do município passaram por drenagem há 30 anos, ou seja, de lá pra cá a cidade cresceu muito e isso contribui para o aumento de água. Então esse serviço precisa ser executado com a máxima urgência para sanarmos esses problemas que afetam a urbanização da cidade”, pontuou.
O secretário ponderou ainda a respeito da topografia de Parnamirim. Segundo ele, o solo é bastante plano e isso gera vantagens e desvantagens. “Ou seja, não temos encostas, mas por outro lado devido o solo ser plano, precisamos sempre aprofundar as obras e isso encarece mais os custos”, ressaltou.
Para o gestor a sustentabilidade é uma realidade e deve fazer parte da gestão. Ele mencionou sobre sumidouros para armazenamento das águas das chuvas. “O ideal era que cada residência possuísse um reservatório para armazenar a água da chuva, isso ajudaria muito na drenagem também”, frisou João Albérico Junior.
Construção de mercados públicos: Coophab, Cajupiranga e Pium serão beneficiados
O gestor da Semsur disse ainda que a Prefeitura de Parnamirim dará início ao processo licitatório ainda neste primeiro semestre do ano para iniciar as obras de recuperação das praças, mercados públicos e construção de mais mercados. Ele citou ainda que as obras dos novos mercados na Coophab, Cajupiranga e Pium já estão em andamento. Além disso também temos projetos para novos caminhódromos em vias de mão dupla, e ainda investimentos em iluminação pública.
O gestor citou também sobe a obra de revitalização do centro urbano de Paramirim prevista ainda para este ano de 2023. O projeto visa implementar uma nova estrutura com acessibilidade. “Será uma grande obra que prevê, inclusive, melhorias para as paradas de ônibus e novo calçamento para garantir inclusão e acessibilidade”, informou.
Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira, editora-chefe