Artesãos natalenses podem ser selecionados para participarem da Famuse, que acontece de 26 a 30 de julho, em Caicó

04/07/2023 07h41


Artesãos natalenses podem ser selecionados para participarem da Famuse, que acontece de 26 a 30 de julho, em Caicó

Foto: Divulgação/Semtas

 

O edital para selecionar artesãos que irão participar da 38ª Famuse, foi aberto pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária. A Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Femuse), acontece entre os dias 26 e 30 de julho, em Caicó – RN. A iniciativa da Prefeitura é apoiar os artesãos na divulgação, exposição e comercialização dos seus produtos em várias feiras que acontecem pelo Rio Grande do Norte e Nordeste.

Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o artesanato gera emprego e renda para a população e as iniciativas do município têm sido de grande importância para os artesãos “O prefeito Álvaro Dias é comprometido com a valorização da arte e com o trabalho do  artesão. Por isso, iniciativas como esta existem para dar mais credibilidade ao ofício e à categoria. A Feira de artesanato de Caicó é referência neste período e leva nossos artesãos e vindo artesãos de outras cidades e até de outros estados. Por lá, passam milhares de pessoas. Nunca tivemos tanto incentivo ao artesanato potiguar como estamos tendo agora”, afirmou

Os artesãos serão selecionados por meio do edital nº 001/2023 que irá escolher oito artesãos individuais e dois empreendedores da economia solidária. Para participar, os interessados em participar da seleção devem ser maiores de 18 anos. Também será necessário entrega no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, que fica localizado no centro municipal de trabalho e empreendedorismo, Av. Pres. Bandeira, 765 - Alecrim, das 09h00 às 13h00, levando os seguintes documentos: formulário de Inscrição devidamente preenchido, termo de compromisso, declaração de direito de imagem; RG, CNH ou outro documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência que estejam no nome do proponente, carteira do Sicab ou Carteira Municipal do Artesão de acordo com a tipologia pretendida, cinco fotos coloridas das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos. O prazo para entrega dos documentos começa no dia 03 de julho e vai até o dia 07 do mesmo mês.

Para os empreendedores da economia solidária acrescenta-se o cartão CNPJ da entidade, emitido pela Secretaria da Receita Federal, o estatuto e o comprovante de endereço da sede da entidade. Os itens avaliados pela comissão serão referência à cultura popular, criatividade, linguagem própria, tradição (modo de fazer que seja transmitido de geração em geração), expressão contemporânea, inovação e consciência ambiental.  A divulgação da lista dos inscritos aprovados será feita no dia 19 de julho.

A Festa de Sant’Ana de Caicó, município a 283 km de Natal, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte e acontece anualmente no mês de julho. As manifestações culturais, de acordo com o Iphan, remontam à formação da cidade no século XVIII. Os ritos litúrgicos também se entrelaçam com outras atividades. A culinária sertaneja, o artesanato, os bordados e a música são exemplos de formas de expressão do sertão potiguar desenvolvidas durante a festa.

 

Fonte: Prefeitura do Natal