05/07/2023 08h26
Iniciativa que oferece formação gratuita e pontual em diferentes áreas da Tecnologia da Informação (TI), o Programa de Estudos Secundários (PES 2023), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com inscrições abertas para seu novo processo seletivo de alunos.
Nesta edição, o programa oferece 35 vagas, distribuídas para cursos nas áreas de Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e Jogos Digitais. Cada campo conta com cinco vagas.
As inscrições, que seguem abertas até o dia 16 deste mês, acontecem exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFRN) – buscar por "estudos secundários".
Segundo o regulamento do programa, podem participar do PES pessoas que se enquadrem em uma das situações: disponha de diploma de curso superior, esteja cursando graduação que não seja ofertada pela UFRN ou, ainda, quem já começou um curso de graduação e não chegou a concluí-lo.
Segundo o Edital nº 001/2023, o ingresso no programa acontecerá por meio de uma prova de conhecimentos específicos, que acontecerá no dia 30 de julho e abordará temas relacionados às bases teóricas e práticas de TI, além de outras competências e habilidades necessárias para o ingresso no PES.
O resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 4 de agosto e as aulas devem começar já no mesmo mês.
Estudos secundários
Enquadrado na categoria de cursos sequenciais, previsto pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, o PES foi especialmente pensado para quem tem interesse em receber formação pontual e específica em temas de TI – campo que hoje abrange várias outras áreas de conhecimento e de atuação.
Assim, com componentes que somam 300 a 360 horas de carga horária, o PES promove ensino de habilidades que podem ser úteis para diferentes profissionais, os quais, muitas vezes, não recebem esse tipo de formação em sua graduação.
Uma vez concluído o curso, que acontece presencialmente no IMD, o egresso recebe uma certificação naquela área de conhecimento, o que não apenas fortalece o currículo como também possibilita ao profissional uma ampliação em sua atuação no mercado de trabalho.
Fonte: IMD