28/07/2023 12h02
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), por meio do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis, do Departamento de Vigilância em Saúde, amplia a oferta da vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) no município. Jovens adultos até 25 anos, profissionais da saúde e da educação e pessoas com comorbidades podem procurar um ponto de vacinação até 31 de julho para se imunizar.
"Esse é um período propício para a circulação de doenças respiratórias como a meningite, uma doença imunoprevenível que pode levar a óbito se não tratada adequadamente. Estamos fazendo essa ampliação para que o público não vacinado procure um ponto de vacinação para se imunizar e se proteger contra a doença" comenta Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
Podem receber a dose do imunizante contra a Meningocócica ACWY (Conjugada), jovens adultos de 11 a 25 anos, que não tenham tomado nenhuma dose da vacina; pessoas de qualquer idade que possuam comorbidades como diabete, hipertensão, cardiopatias e outras condições médicas que possam comprometer o sistema imunológico; além de profissionais que trabalham nas áreas de educação e da saúde de qualquer idade.
A vacina Meningocócica ACWY (Conjugada), protege contra o tipo de meningite meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y. Sendo uma vacina em dose única, ela faz parte do calendário da criança e do adolescente na faixa etária de 11 aos 14 anos, mas até o final do mês está sendo ampliada para o novo público.
A meningite é uma inflamação que acontece nas meninges, membranas que envolvem o cérebro, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Vacinação
A vacinas Meningocócica ACWY está disponíveis em todas as unidades de saúde do município de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras dos shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping, de segunda à sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.
A SMS Natal reforça ainda que os pontos contam com todos os imunizantes de rotina e de campanha, como a vacina contra COVID-19 adulto e infantil, Varicela (catapora); Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola); VOP/VIP (Poliomielite); ACWY (meningites) 11 a 25 anos; Meningo C (meningite); Pentavalente (pneumonias); Hepatite A, Hepatite B, Pneumocócica 10v (pneumonias, meningites, sinusites e otites); Antitetânica; Tríplice Bacteriana (DTP); Febre Amarela (FA) e Influenza.
Fonte: Prefeitura do Natal