Brasil fica no 0 a 0 contra Jamaica e se despede da Copa com declaração da jogadora Marta enaltecendo o futebol feminino e encerra sua carreira

02/08/2023 12h07


Brasil fica no 0 a 0 contra Jamaica e se despede da Copa com declaração da jogadora Marta enaltecendo o futebol feminino e encerra sua carreira

Foto: Reprodução

 

No principal compromisso do Brasil na Copa do Mundo feminina de futebol, a seleção comandada por Pia Sundhage não conseguiu o gol que precisava para avançar às oitavas de final. Após empate sem gols contra a Jamaica nesta quarta (2), em Melbourne, as brasileiras deram adeus ao Mundial sem sequer passar da fase de grupos, algo que não acontecia desde 1995. Com quatro pontos, o Brasil terminou em terceiro no grupo F, atrás da própria Jamaica (cinco pontos) e da França (que bateu o Panamá por 6 a 3 e chegou a sete pontos, em primeiro).

Precisando vencer para garantir a classificação (um empate tornaria necessária uma combinação de resultados para avançar), Pia Sundhage promoveu uma mudança de impacto no onze inicial. Depois de começar no banco e entrar somente nos últimos minutos nos dois primeiros jogos da seleção, Marta foi escalada como titular.

Durante cerca de 20 minutos, as coisas andaram bem para o Brasil, mas não por algo que a própria seleção estivesse fazendo. Marta Cox abriu o placar para o Panamá diante da França em Sydney com um golaço de falta, aos dois minutos. Naquele momento, o Brasil tinha a combinação de resultados que precisava para se classificar mesmo empatando.

Quando Lakrar empatou para a França, aos 21, a figura mudou e, assim como era esperado, a vitória se fez obrigatória. Na primeira etapa, usando principalmente o lado esquerdo do ataque, o Brasil até criou. Tamires apareceu bem para finalizar por duas vezes, aos 19 e aos 38, mas em ambas oportunidades a finalização foi defendida por Rebecca Spencer.

Em outra jogada pela esquerda, o cruzamento encontrou Ary Borges na área. A arma que rendeu a ela dois gols na estreia, a cabeça, não foi tão eficiente desta vez e a finalização aos 23 saiu por cima do gol.

A Jamaica, completamente dedicada a se defender, terminou o primeiro tempo sem nenhuma finalização. O Brasil beirou os 60% de posse de bola. Mas não fez a pressão que se esperava.

Após a partida, a jogadora Marta declarou o encerramento da sua carreira, mas destacou os avanços do futebol feminino brasileiro.

“Continuem apoiando. A Marta acaba por aqui, não vai mais ter Copa pra Marta. Mas eu tô muito grata pela oportunidade de poder jogar mais uma copa. Me sinto contente com tudo o que vem acontecendo no futebol feminino do nosso Brasil e do mundo. Pra elas é só o começo, para mim é o fim da linha agora”, disse emocionada.

 

 

Fonte: Agência Brasil