Reconquista de direitos e reconstrução da Petrobrás marcam o do XIX Confup

07/08/2023 16h58


Reconquista de direitos e reconstrução da Petrobrás marcam o do XIX Confup

Foto: Luciana Fonseca/Sindipetro NF

 

Terminou na tarde deste domingo, 06, o XIX Congresso Nacional da FUP, que reuniu mais de 250 trabalhadoras e trabalhadores petroleiros em torno de debates estruturantes para a reconstrução do Sistema Petrobrás e dos direitos da categoria que foram desmontados nos últimos anos.

O Congresso, que teve como palco o histórico Instituto Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, foi realizado em formato híbrido, s Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, o XIX Confup contou com cinco painéis temáticos que foram transmitidos ao vivo pelo canal da FUP no Youtube. Durante o evento, as petroleiras e os petroleiros também elegeram a nova diretoria da FUP para o mandato de 2023-2026, em uma chapa unitária, que reconduziu Deyvid Bacelar à Coordenação Geral e dobrou o número de mulheres na diretoria executiva.endo que 60% dos delegados e delegadas participaram do evento remotamente.

A Plenária final, realizada neste domingo, aprovou as resoluções discutidas nos Grupos de Trabalho: GT 1 – AMS e Petros; GT 2 – Regimes, Planos de Cargo e Remuneração; GT 3 – Petrobrás para o Brasil, política de preços e conteúdo local e transição energética; GT 4 – SMS, Anistia, Efetivo e Relações sindicais; GT 5 – Setor Privado e Terceirizados.

Foram aprovadas diversas moções pela reconstrução da Petrobrás, anistia e reparação dos trabalhadores demitidos nos processos de privatização, desbolsonarização da gestão da empresa, entre outras.

As deliberações serão sistematizadas pelas assessorias da FUP como pautas de reivindicações das campanhas de negociação coletiva com as empresas do Sistema Petrobrás e do setor privado.

O XIX Confup também referendou a chapa “Unidos para o Futuro da Petros”, cujos candidatos disputam as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros, com apoio nacional da FUP, FNP, Conttmaf, Fenaspe, Fetramico e Sitramico, além de entidades regionais.

Durante o Congresso, foram aprovados ainda a criação o Coletivo LGBTQIA+ da FUP e a retomada do Coletivo de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial.

Nesta segunda-feira, 07, a nova diretoria da FUP reúne-se para discutir os encaminhamentos deliberados pelo XIX Confup, cujas resoluções serão sistematizadas e divulgadas para a categoria.

 

Fonte: Da imprensa da FUP