XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas acontece em Natal de 21 a 25 de agosto

11/08/2023 08h32


XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas acontece em Natal de 21 a 25 de agosto

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, a cidade do Natal recebe o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será de 21 a 25 de agosto no Centro de Convenções da capital potiguar.

Com o tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento” a XXV edição do ENCOB é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB.

Para o XXV ENCOB, é esperado um público presencial e online de mais de 2.000 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, que poderão vivenciar jornadas de capacitação, palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismos dos comitês de bacias praticado nas últimas edições.

O evento deverá proporcionar grandes diálogos e troca de experiências entre os mais de 240 comitês de Bacias do País, com a realização de Rodas de Diálogos e apresentação de experiências exitosas dos Comitês de Bacias.

A governadora Fátima Bezerra celebra essa parceria que promoverá o debate sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos e a gestão democrática e participativa com toda a sociedade. “É gratificante saber que o lugar de importância da água está assegurado nas discussões neste momento em que o Brasil está retomando o protagonismo nas questões ambientais”.

Para Paulo Varella, secretário da SEMARH, o ENCOB oportunizará diálogos proveitosos pautados na busca de uma gestão democrática e participativa e sinalizará balizas para os caminhos do futuro.

“Os desafios são maiúsculos e soluções isoladas não foram, não são e não serão suficientes no enfrentamento dos graves problemas que nos dizem respeito. É imprescindível, unificar esforços e catalisar sinergias entre as diferentes instâncias de governos, especialistas e a sociedade civil, visto que a proteção do meio em que vivemos é responsabilidade de todos e um desafio de cooperação e não de conflito. Essa é a natureza da ação dos Comitês de Bacia.

Fonte: Ascom/Semarh