PotyCast
Festa do Sabugo registra público de 80 mil pessoas com segurança reforçada
25/08/2023 12h03
Foto: PN
A Festa do Sabugo, que encerra os festejos juninos em Parnamirim, para este ano de 2023, conta com 22 atrações nacionais e locais, dentre elas: Nattanzinho, Simone Mendes, Pegada do Coyote, Gustavo Lima, entre outros, que já teve início no dia 20 de agosto e terminará no dia 27, que acontece no antigo terreno da fábrica da Coca-Cola, na Cohabinal, que tem uma capacidade de público de 100 mil pessoas.
Além das atrações musicais, o evento tem um esquema de segurança, assim como todos os anos, para garantir que o público prestigie os shows com segurança. Para prestar esclarecimento para população em relação a segurança, o Secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim, Marcondes Pinheiro, falou com exclusividade ao PotyCast, do Potiguar Notícias, nesta sexta-feira (25). Na oportunidade ele ressaltou que a programação da última quinta-feira registrou um público de 80 mil pessoas, que curtiram bastante os shows de Nattanzinho, Simone Mendes e Pegada do Coyote.
Esquema de Segurança
Para garantir que as pessoas presentes tenham uma plena liberdade de se divertir sem se preocupar com a segurança, tanto dentro da arena, onde acontece os shows, como do lado externo, a equipe de segurança de Parnamirim conta com três barreiras da Lei Seca, para coibir motoristas alcoolizados, que possam, eventualmente, causar algum acidente. Elas são formadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes da Guarda Municipal e o Comando de Polícia Rodoviário Estadual (CPRE). “Nós estamos com a Lei Seca, três barreiras todos os dias”, garante o secretário.
Além desses agentes, no local da festa, está presente uma delegacia móvel para atender as ocorrência e logo em seguida efetuar a prisão, caso necessário. Além de uma equipe de videomonitoramento com cerca de 50 câmeras incluindo a de reconhecimento facial.
Também para garantir que as mulheres possam desfrutar da festa com tranquilidade, foi montada uma equipe, que está presente em todas as noites de shows, para cuidar dos casos de violência, assegurando a proteção feminina.
A Festa do Sabugo mobiliza o município de Parnamirim há cerca de 40 anos, e de acordo com o secretário, o planejamento é parte fundamental deste grande festejo.
Os motoristas de aplicativos têm locais específicos para estacionar seus veículos e para levar o cliente até o local da festa sem atrapalhar a locomoção de pessoas que moram em regiões vizinhas à arena. “Causar o mínimo de transtorno possível”, como esclareceu Marcondes Pinheiro.
Para isso, a Av. João XXIII, na Cohabinal, teve que ser isolada para que os pedestres chegassem sem correr risco de acidentes de trânsito. Isolamento tem início na antiga faculdade Estácio e termina na rotatória da Av. Dr. Átila Paiva, mas lembrando que as demais seguem livres para total circulação.
Também outro ponto de destaque é a preocupação em manter a limpeza e descarte de lixo sem causar danos ambientais graves, com essa finalidade, estão espalhados na arena coletores de lixo, além de ter uma equipe de limpeza eficiente, “Nosso garis são extremamente componentes”. declara o gestor.
Recorde de Público
Na noite de ontem, foram contabilizadas 80 mil pessoas presentes para prestigiar os principais shows da noite, que teve abertura com Jarbas do Acordeon , finalizando com o sucesso nacional Nattazinho. Para cumprir com a seguridade da festividade, foram escalados 600 agentes de segurança, que ficaram de dentro da arena e do lado externo, além de um posto de saúde móvel, que está presente desde o início da Festa do Sabugo.
Números de ocorrências no dia (24)
19 celulares furtados
11 pessoas autuados na Lei Seca, sendo 4 delas presas em flagrante por ter alto teor de álcool no organismo
1 prisão efetuado por agressão contra mulher
7 atuações contra pessoas que estava com tornozeleiras eletrônicas que não cumpriram com da determinação da justiça
ALERTA SPOILER
Marcondes Pinheiro garantiu que o próximo passo da secretaria será planejar o carnaval que será ainda melhor em atrações.
Fonte: Da Redação, Gabrielle Borges (estudante de jornalismo, com supervisão de Marclene Oliveira)