05/09/2023 10h48
“Esclarecer as pessoas é o primeiro exercício da cidadania, além de conhecer as leis, a Constituição Federal e os direitos de cada um, é essencial para que a cidadania plena aconteça, e o capacitismo infelizmente é uma prática presente nos ambientes profissionais e precisa ser combatido. Eu defendo a inclusão plena dos trabalhadores”.
A declaração é do advogado e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Luiz Gomes, durante o PotyCast desta terça-feira (05/09), que teve a apresentação do jornalista e advogado Silvio Menezes.
Luiz Gomes participa como debatedor de mais uma edição do Projeto ‘Trabalho sem Preconceito’, que discutirá o tema Trabalho e Capacitismo, na Livraria Nobel do Praia Shopping, nesta terça-feira (5/9), às 19h. O encontro contará também com as mediações do juiz Carlito Cruz, da 7ª Vara do Trabalho, em Natal, e ainda da pesquisadora Rita Albuquerque.
Para o especialista, é papel de todos os advogados do Brasil é também estar sempre a frente de debates pertinentes à sociedade. De acordo com ele o capacitismo é uma forma de discriminação que questiona ou subestima a capacidade ou aptidão de uma pessoa que possui algum tipo de deficiência.
“A inclusão social à pessoa com deficiência vai além da acessibilidade, é preciso educar as pessoas para que todos vejam a inclusão de uma forma mais ampla, inclusive oportunizando ambientes favoráveis e devidamente adaptados para que profissionais com algum tipo de deficiência possa exercer seu trabalho com dignidade”, declarou Luiz Gomes, que também concorre à vaga de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) pelo Quinto Constitucional da Advocacia Brasileira. A votação no Conselho Federal da OAB, em Brasília, para a formação da lista sêxtupla, deve ocorrer ainda neste mês de setembro.
Assista a entrevista completa no canal do Potiguar Notícias - PNTV Play:
http://https://youtu.be/SEB_yULziHA
Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira