70ª edição do Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais acontece Mossoró até sábado (21)

20/10/2023 08h33


70ª edição do Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais acontece Mossoró até sábado (21)

Foto: Divulgação

 

Mossoró será o centro das atenções de várias universidades brasileiras por ocasião da 70ª edição do Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento é realizado pela entidade em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) entre os dias 18 e 21 deste mês. A abertura ocorrerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 19h.

O Fórum da Abruem acontece semestralmente, tornando-se um espaço de diálogo e colaboração entre as instituições estaduais e municipais de ensino superior do Brasil, reunindo líderes acadêmicos comprometidos em promover a excelência na educação, pesquisa e extensão.

O tema da edição será “A capilaridade do ensino superior brasileiro, fortalecimento e reconhecimento das IES estaduais e municipais no Sistema Nacional de Educação”. O evento contará com apresentações das câmaras técnicas de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas; Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Gestão, Governança e Legislação; e Saúde e Hospitais.

Entre as temáticas abordadas estão os relatos de experiências exitosas das instituições de ensino superior estaduais e municipais na área de saúde mental; boas práticas de desenvolvimento de redes internacionais; e desafios no financiamento das universidades estaduais e municipais.

A realização do evento em Mossoró fortalece não apenas a Uern, mas também a cidade como um polo de referência no campo do ensino superior no Estado e em todo país

A reitora da Uern, Cicília Maia, que é membro titular do Conselho Deliberativo da entidade, expressa grande expectativa em sediar o Fórum da Abruem. Para ela, representa uma oportunidade única de reunir reitoras e reitores de todo o país para discutir e compartilhar experiências sobre os desafios e as perspectivas do ensino superior. A gestora ressalta a importância de fortalecer a parceria entre as instituições de ensino superior estaduais e municipais para promover a qualidade e a inovação na educação.

“Para nós que fazemos a Uern, é uma honra sediar o Fórum da Abruem. Nossa expectativa é de que este evento seja um espaço de reflexão e de construção coletiva de propostas para a melhoria do ensino superior no Brasil”, conta.

Para o presidente da Abruem, professor Odilon Máximo de Morais (reitor da Universidade Estadual de Alagoas), o evento será uma oportunidade para discutir a importância e a capilaridade que as universidades estaduais e municipais exercem, além da necessidade da construção de um sistema nacional de educação onde essas instituições possam ter o financiamento e o apoio do Governo Federal.

“As expectativas são enormes para que os debates e as discussões venham trazer grandes contribuições para que nós possamos tomar enquanto gestores as melhores decisões e refletir sobre as nossas práticas e lutas em defesa das universidades públicas brasileiras”, destacou.

A atuação da Abruem é importante para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino superior brasileiro. Por meio da colaboração entre suas instituições associadas, a associação busca impulsionar a educação de qualidade, a produção de conhecimento científico e tecnológico e o engajamento com a sociedade, contribuindo para o progresso do país como um todo.

Esta será a segunda vez que a Uern e Mossoró sediam um Fórum da Abruem. A primeira vez aconteceu em 2004, na gestão do reitor Walter Fonseca, que chegou a presidir a entidade entre os anos de 2002 e 2004.

O ex-reitor se disse honrado por ter estado à frente do evento há quase 20 anos.

“Agora a Uern terá novamente a oportunidade de projetar nacionalmente a sua existência, a sua experiência, as suas inovações e a sua importância para a educação superior e para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do Brasil”, disse Walter Fonseca.

Acesse https://abruem70.uern.br/ para saber mais sobre o evento, sua programação, locais das atividades, temáticas, participantes, entre outros.

Associação

Fundada em 1991, a Abruem tem como missão a defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, bem como a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do país, por meio da harmonia entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

Com 47 universidades afiliadas, a Associação tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento do ensino superior público no Brasil, atuando como um importante canal de diálogo entre as universidades e o governo, a sociedade civil e o setor privado. Seu trabalho tem contribuído para a expansão e aprimoramento da educação superior no país, beneficiando milhares de estudantes e pesquisadores em todo o território nacional.

 

Fonte: Governo do RN