Cinema

14 de novembro, Dia Nacional da Alfabetização: Conheça cinco filmes sobre o tema

14/11/2023 10h31

 14 de novembro, Dia Nacional da Alfabetização: Conheça cinco filmes sobre o tema

Foto: Reprodução

 

Neste dia 14 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional da Alfabetização, data criada em 1930 que tem como objetivo refletir sobre os desafios e dificuldades do letramento no país. A taxa de analfabetismo caiu nos últimos anos, passando de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022. Apesar da queda, o Brasil ainda tem quase 10 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a diretora do Marista Escola Social Ir. Lourenço, que atende gratuitamente crianças e adolescentes na Zona Leste de São Paulo, os desafios são diários. "A educação tem que estar de portas abertas para esses alunos que podem possuir dificuldades na alfabetização e letramento. O olhar individual para cada uma das causas vai contribuir para que esses estudantes, sejam crianças, adolescentes ou jovens, possam aprender", revela.

A arte que imita a vida

Muitos filmes, séries e livros abordam o tema da educação, sobretudo as questões de alfabetização e letramento. O cinema tem papel importante na transformação social. "A discussão e a reflexão sobre um filme pode provocar trocas entre a vida real, histórias e personagens importantes que encontramos à nossa volta, e que podem ser semelhantes aos encontrados em obras cinematográficas" revela a coordenadora dos Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Sheila Lippman.

Para conhecer um pouco mais sobre o tema, os educadores listaram cinco filmes e séries que abordam a alfabetização e letramento.

No Ritmo do Coração

O filme retrata uma família que trabalha com pesca, em uma cidade litorânea dos EUA. Ruby, a filha mais nova e o único membro com audição da família, auxilia seus pais e irmão para viabilizar o trabalho. Após se juntar ao coral da escola, ela se apaixona pela música e seu maestro a incentiva a estudar em uma faculdade de música. Nesse cenário, Ruby deve escolher entre continuar ajudando sua família com o trabalho ou correr atrás de seu sonho.

Onde assistir: Prime Vídeo

Classificação - 14 anos

Central do Brasil

Dora, uma ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.

Onde assistir: Globoplay

Classificação - 12 anos

Matilda

A jovem Matilda (Mara Wilson) tem seis anos e meio, embora seus pais a negligenciem tanto que acreditam que ela ainda tem quatro anos. Ela, por conta própria, descobre o caminho até a biblioteca e, com a ajuda da equipe, transporta todos os seus preciosos livros em um carrinho vermelho infantil

Onde assistir: Netflix

Classificação - 10 anos

Uma Lição de Vida

O filme "Uma Lição de Vida" é baseado em uma história real que narra a vida de Kimani Maruge (Oliver Litondo), um queniano que, aos 84 anos, toma a corajosa decisão de ingressar na escola, enfrentando, contudo, intensos níveis de preconceito e hostilidade por parte da comunidade local.

Onde assistir: Star Plus

Classificação - 12 anos

Como Estrelas na Terra

A história segue a vida de Ishaan Awasthi, um jovem que enfrenta desafios acadêmicos devido à dislexia. Mal compreendido por sua família e professores, sua vida muda quando encontra um professor compassivo, interpretado por Aamir Khan, que adota métodos inovadores para ajudá-lo. O filme destaca a importância de reconhecer e nutrir as habilidades individuais das crianças, transmitindo uma mensagem poderosa sobre empatia e compreensão no processo educacional, sendo aclamado por suas performances e narrativa comovente.

Onde assistir: Netflix

Classificação - 10 anos

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Marista Escolas Sociais