23/11/2023 08h13
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC) e em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central (IFRN-CNAT) realizará, nos dias 23 e 24 de novembro, a quarta edição do Fórum Estadual Mineral do RN. O FEM é um dos principais eventos do setor no país, reunindo anualmente a comunidade científica e acadêmica, além de autoridades de importância nacional, incluindo dirigentes da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), além de empresários do setor mineral.
Com tema “A Mineração no Rio Grande do Norte: Avanços e Desafios”, o evento este ano ocorrerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado. O Idema estará presente no evento com um estande para tirar dúvidas sobre o licenciamento ambiental de atividades minerais no Rio Grande do Norte, procedimentos e distribuição de material informativo.
O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, enfatiza que a administração estadual tem como prioridade atrair investimentos para o Rio Grande do Norte, visando fortalecer a economia, promover o desenvolvimento sustentável e impulsionar a criação de empregos e renda. “Precisamos retomar todo o potencial de mineração do nosso estado, com a atenção e os investimentos que o setor merece para desenvolver as regiões e fortalecer as atividades”, disse Werner.
“Este Fórum já se tornou um dos eventos mais importantes do país no setor de Mineração. Graças ao esforço da governadora Fátima Bezerra e da nossa secretaria, estamos trazendo de volta o protagonismo que a mineração potiguar merece. Em 2021, durante o FEM, lançamos os novos mapas geológicos e de recursos minerais, um pleito de mais de 16 anos do setor. Tivemos aqui a presença de autoridades, acadêmicos, estudantes e até investidores internacionais”, informou o secretário Jaime Calado (Sedec).
Nos três anos em que foi realizado, o Fórum já promoveu mais de 40 palestras e mesas redondas, promovendo a troca de experiências e provocando discussões importantes no campo técnico e de políticas públicas para enfrentar gargalos e superar desafios, possibilitando um novo horizonte de investimentos na mineração do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Fonte: Ascom/Idema