28/11/2023 13h56
O encerramento da Ação Outubro Rosa e Novembro Lilás, mês alusivo ao enfretamento e combate ao câncer de mama e próstata e demais temas relacionados aos cuidados com a saúde, foi um grande sucesso. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, no qual a vereadora Fativan Alves é presidente, em parceria com a Câmara Municipal de Parnamirim.
“Uma das pautas que me traz a tribuna é falar um pouquinho da nossa alegria e satisfação em ter proposto, junto com todos os vereadores, essa linda ação aqui na Câmara Municipal, que uniu os dois meses: Outubro Rosa e Novembro Azul. São meses diferentes, cores diferentes, mas a luta é uma só: sobre a prevenção e os cuidados contra o câncer”, explica a vereadora.
O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer e mostrar que o diagnóstico precoce da doença aumenta significativamente a chance de cura. 30% dos casos de câncer de mama, por exemplo, podem ser evitados levando uma vida saudável, mantendo o peso ideal e praticando exercícios físicos regularmente. Por isso, a conscientização para que a população tenha cuidado e faça seus exames com regularidade.
Na ação foi oferecido diversos atendimentos a população. Contamos com 94 mamografias, 14 atendimentos a vacinação, 9 consultas ao nutricionista, 10 testes rápidos, 40 consultas ao optometristas, 23 preventivos, 30 consultas a ginecologista, 50 consultas ao clínico geral, 16 ao psicólogo, 1 atendimento ao serviço social, 12 atendimentos a assessoria jurídica, 4 atendimentos na defensoria pública, 12 emissões de RG, 68 aferições de pressão e glicose, 60 atendimentos nas terapias alternativas, 20 eletrocardiogramas e 20 ultramamárias, além de 90 atendimentos na sala da beleza. Totalizando mais de 573 atendimentos a população de Parnamirim.
A feira de empreendedorismo também se fez presente, além da entrega de mudas com plantas frutíferas distribuídas pelo Lion Club Parnamirim. “O evento foi um sucesso e fico muito feliz com a participação de todos. Mas, a luta é durante o ano todo. Consulte seu médico e esteja atento a sua saúde”, relembra Fativan Alves.
Fonte: Ascom/Vereadora