Equidade na Educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades é o tema da jornada pedagógica no RN

06/12/2023 06h11


Equidade na Educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades é o tema da jornada pedagógica no RN

Foto: Divulgação/Governo do RN (Sandro Menezes)

 

O lançamento da Jornada Pedagógica 2024 foi realizado nesta terça (05), em Natal, e o tema abordado é a “Equidade na Educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades”. O evento é de grande importância para a comunidade escolar e reuniu cerca de 800 pessoas, entre autoridades, coordenadores pedagógicos, assessores, diretores de escolas da rede pública e das regionais de Educação e Alimentação.

A governadora, professora Fátima Bezerra, fez uma saudação aos participantes do evento e destacou o empenho que todas as instituições devem ter no processo de equidade. “Nós temos uma rede com 586 escolas. Muitos são os desafios que cada instituição enfrenta. Temos que nos preparar, e é pra isso que nós estamos aqui, é pra isso que nós vamos fazer mais uma jornada pedagógica, pensando nas ideais e metas de uma escola que está cada vez mais conectada com os tempos de hoje, voltando o seu olhar para garantir exatamente a juventude, as nossas crianças, aos homens e mulheres, uma aprendizagem que, de fato, traga aquilo que é fundamental, que é a formação geral, que é o desenvolvimento do cidadão”, explicou Fátima Bezerra.

A Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, representa um marco na organização do trabalho pedagógico das escolas do Rio Grande do Norte. Buscando priorizar e fortalecer ações direcionadas aos planejamentos coletivos para o próximo ano letivo, o evento destaca a importância de decisões fundamentadas em dados diagnósticos sistematizados. Este processo visa projetar metas e estratégias para a melhoria e garantia dos processos de ensino e aprendizagem nas unidades escolares.

“A equidade na educação e o respeito às diversidades são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e inclusiva. Este é o momento de unirmos esforços, compartilhar experiências e traçar caminhos que promovam uma educação de qualidade para todos. Estamos reafirmando nosso compromisso com os estudantes, respeitando suas diferenças”, destaca Socorro Batista, titular da SEEC.

O objetivo principal da Jornada Pedagógica será promover reflexões que impulsionem o planejamento estratégico nas unidades escolares, possibilitando ações estratégicas pautadas no respeito às diversidades e na garantia das aprendizagens. Ela será realizada, em sua etapa estadual e local, no final de fevereiro de 2024.

Dividido em dois turnos, os presentes assistiram, na manhã desta terça-feira, a uma palestra da Dra. Luciana Alves, da UNIFESP, sobre “Equidade na educação: garantia de aprendizagem e respeito às diversidades”. “Uma oportunidade única para explorar caminhos rumo a uma educação mais justa e inclusiva”, pontua Glauciane Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar da SEEC.

Durante a tarde foi realizado o lançamento da “Revista da Educação Inclusiva”, consolidando conhecimentos e práticas educacionais especiais que podem e devem ser socializadas nas instituições de ensino para toda comunidade escolar. Em seguida, um time de especialistas debateu sobre “Violências e os impactos na aprendizagem e no entorno escolar”. A Professora e Dra. Miriam Abramovay, Coordenadora do programa de Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/BR), e Rudá Ricci, Doutor em Ciências Sociais e Diretor do Instituto Cultiva conduziram essa discussão.

Momento importante do calendário escolar, a jornada se consolida como um momento de diálogo e construção coletiva, buscando soluções para desafios presentes no cenário educacional. A equidade na educação e o respeito à diversidade são os alicerces dessa jornada, que visa proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e preparado para os desafios do futuro.

Fonte: Governo do RN