Cantora Deusa do Forró apresenta música e a arte do bordado potiguar em Feira Internacional do Turismo que acontece em Lisboa

23/02/2024 11h16


Cantora Deusa do Forró apresenta música e a arte do bordado potiguar em Feira Internacional do Turismo que acontece em Lisboa

Foto: Reprodução/@deusadoforro

 

A 33ª edição do maior evento de turismo que acontece na Europa, uma imensa feira internacional, tem perspectiva de receber em 2024 mais de 45 mil visitantes no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai acontecer de 28 de fevereiro a 03 de março.

Este ano, além dos destaques regionais que levam todas as potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, o estado estará muito bem representado musicalmente e culturalmente também pelo forró, ritmo contagiante e muito característico do Nordeste, e que em 2021 foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E não podia ter nome melhor para garantir essa representatividade do que a cantora Deusa nordestina do Forró.

A artista que terá todos os seus figurinos confeccionados pelas bordadeiras potiguares de Timbaúba dos Batistas, Santa Cruz e do ateliê de Graça Pereira, irá se apresentar nos cinco dias de evento com muita musicalidade e dança.

“As nossas bordadeiras se inspiraram na história e nas peculiaridades do nordeste, nos cactos, no maior Cajueiro do Mundo, nos nossos artistas, como Luiz Gonzaga, tudo para que eu possa representar melhor ainda o nosso forró”, declarou a cantora que está ansiosa para viver mais uma experiência internacional para a sua carreira.

Sobre a cantora Deusa Nordestina do Forró

Conhecida como a Deusa Nordestina do Forró, a cantora nascida em 1977 na cidade de Acari, no interior do Rio Grande do Norte, decidiu que seria artista aos seis anos de idade, depois de ouvir no rádio a cantora Rosana. Aos oito anos, passou a fazer pequenos shows em colégios e eventos privados, imitando a apresentadora Xuxa. Já na idade adulta, Deusa do Forró foi vocalista de várias bandas, até fundar, em 2009, o grupo As Nordestinas, que durou até 2017 e chegou a tocar em Pequim, na China.

E foi no ano de 2017 que a Deusa Nordestina do Forró lançou seu disco solo de estreia, Bulir Com Tu, com interpretações para músicas de Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, Ceceú e outros grandes artistas nordestinos, além de duas composições próprias. Quatro anos depois, veio o segundo trabalho solo, Diferente das Iguais, com mais versões para clássicos da MPB.

Com quase 40 anos de carreira e três discos na bagagem, sendo o último um EP tributo à rainha do xaxado, Marinês, falecida em 2007, Deusa do Forró já se apresentou em diversos estados no brasil e também no exterior, além de participar de programas de TV em rede nacional, sempre divulgando o forró e o estado do Rio Grande do Norte ao grande público.

O RN na BTL

Além de reunir autoridades, investidores do setor do turismo, agentes de viagem, receptivos, operadoras, empresários, representantes de agências e demais ramos turísticos de diversos destinos nacionais e internacionais, a feira é também uma grande vitrine musical e cultural. O Rio Grande do Norte fez bonito no ano passado, apresentando suas potencialidades e riquezas naturais, além dos talentos na área da produção do artesanato potiguar, bem representado pela Casa da Artesã, de Timbaúba dos Batistas, a Casa das Bordadeiras, e a exposição do artesão Igor, que trabalha com areias coloridas.

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira, jornalista