Presidente Lula participa da Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe

28/02/2024 11h28


Presidente Lula participa da Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe

Foto: Divulgação/Agência Brasil (Marcelo Camargo)

 

A convite do presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realiza visita a Georgetown, nesta quarta (28/02) e quinta-feira (29/02). Lula participará, na condição de convidado principal, do encerramento da 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (CARICOM).

A reunião tratará de temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional e permitirá dar novo impulso às relações do Brasil com os países caribenhos. A Guiana exerce, durante o primeiro semestre de 2024, a presidência da organização.

A CARICOM, estabelecida em 1973, com sede em Georgetown, busca promover a integração econômica, o desenvolvimento social e a coordenação da política externa e a cooperação em segurança entre seus membros. É integrada por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

O presidente Lula manterá encontros de trabalho com o Presidente Ali e com o Presidente do Suriname, Chan Santokhi, para tratar de temas de interesse bilateral e trilateral. As reuniões constituirão oportunidade para aprofundar o diálogo entre os países, com ênfase nas áreas de energia e integração da infraestrutura física e digital.

 

Fonte: agência gov