Primeira turma do programa “Gente do Campo” recebe certificado de conclusão da pós-graduação

06/03/2024 06h46


Primeira turma do programa “Gente do Campo” recebe certificado de conclusão da pós-graduação

Foto: Divulgação/Emater

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Emater-RN e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), entrega nesta quinta-feira (07) os certificados da primeira turma do Programa Gente do Campo – no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. A solenidade acontecerá a partir das 8h, no auditório da Emater-RN, em Natal.

A pós-graduação foi realizada através da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e durou dois anos, com sua conclusão no segundo semestre de 2023. No total, receberão os certificados 51 educandos. Nesse grupo, também estão incluídos os servidores efetivos da Emater-RN, que na época concorreram por meio de edital próprio.

Além da entrega dos certificados, também será realizada a aula inaugural para a nova turma de pós-graduação em “Inovações e Estratégias de Assistência para a Agricultura Familiar”, formada por 26 educandos-bolsistas recém-selecionados pela Emater-RN e Funcitern, através do Edital 001/2023.

A aula será ministrada pelo professor Luciano Marçal Silveira, agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando em Agroecologia, pela Universidade Internacional de Andaluzia (Espanha). Atualmente é assessor técnico e membro do Núcleo da Coordenação da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. e integra a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – CNAPO, como membro da Subcomissão Temática de Sementes.

A seleção foi aberta ao público, porém foram priorizados jovens e adultos do campo que integram o núcleo familiar de agricultores e agricultoras.

NOVOS EDITAIS – Na última sexta-feira (01), foram publicados dois novos editais do Programa Gente do Campo – um, específico para servidores efetivos da Emater-RN, e o segundo para preenchimento de vagas remanescentes do último edital.

As inscrições iniciaram no sábado (02/03) e vão até o dia 07/03. Para a seleção restrita aos servidores, serão 15 vagas. Já o edital de ampla concorrência possui quatro vagas para quem já possui formação em Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Agroecologia, Agroecólogo ou Ciências Agrárias; Zootecnia; Assistência Social Ciências Sociais, Sociologia, Educação do Campo ou Pedagogia; e Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de Cooperativas.

O Programa Gente do Campo visa oportunizar formação e qualificação profissional, mediante a pedagogia da alternância. Ele se destina, prioritariamente, aos jovens e adultos do campo. Os educandos da pós-graduação receberão, durante dois anos, bolsa formação, no valor mensal de R$ 2.000,00.

 

Fonte: Governo do RN