IMD sediará o I Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica; evento acontece de 13 a 15 deste mês

08/03/2024 11h05


IMD sediará o I Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica; evento acontece de 13 a 15 deste mês

Foto: Divulgação

 

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi eleito um dos cinco lugares do Brasil para sediar o I Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC-EB). Voltado para profissionais da área de ensino em todos os níveis, o encontro no RN acontecerá entre os dias 13 e 15 de março e será inteiramente voltado à discussão da inclusão da Computação na Educação Básica de todo o país.

O Simpósio tem como cidade-sede Porto Alegre (RS) e outras quatro cidades-polo, com atividades híbridas (presenciais e online). No RN, o encontro ocorrerá no auditório B206 do IMD, nos turnos da manhã e tarde, e as inscrições podem ser feitas através do site do evento.

O objetivo principal do evento é reunir docentes e discentes de cursos de licenciatura, gestores de escolas e administradores públicos da área de Educação, criando um fórum para discussão, aprendizados e troca de experiências. Ao longo dos três dias de evento, a programação promoverá painéis, palestras, sessões de apresentação de trabalhos, oficinas e rodas de conversa.

Os painéis terão como temas "Computação na BNCC", "Perspectivas da Computação na Educação Brasileira" e "Implementação da Computação nas escolas: Políticas públicas e Parcerias com Universidade", além de um painel especial com a participação de Secretários Estaduais de Educação. Todos esses conteúdos serão transmitidos por videoconferência.

Já a programação presencial do IMD contará com três Rodas de Conversa: "Como Atrair Meninas para a Computação?", "Linguagens Digitais e Aprendizagem de Habilidades Básicas segundo a BNCC: aporte das ferramentas computacionais!" e "Experiências com Pensamento Computacional Desplugado na Educação Básica".

Também serão realizadas duas oficinas: "Introdução à Computação Direcionada para Professores da Educação Infantil" e "A Cultura Afro-brasileira - A Robótica Educacional como Possibilidade de Trabalho Interdisciplinar".

O Diretor de Projetos do IMD e professor do DIMAp, Jair Leite, faz parte da comissão organizadora do evento e comenta sobre a importância da aplicação,com os métodos adequados, do ensino de Computação na Educação Básica.

"Ensinar Computação nos primeiros anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio são experiências completamente diferentes. Então, como deve ser ensinado em cada fase? É isso que estamos tentando trazer", comenta Jair Leite.

A taxa de inscrição para o evento é de R$ 150, com desconto para associados à SBC em todas as categorias e cidades. No RN, a taxa, com desconto, é de R$ 80.

SBC

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma sociedade científica sem fins lucrativos que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação.

Além disso, atua na disseminação do conhecimento através da promoção de eventos científicos, publicação de periódicos e manutenção da biblioteca digital da instituição.

Hoje, a SBC tem como presidente a professora Thaís Vasconcelos Batista, docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN).

Além disso, Batista é a primeira mulher da região Nordeste a assumir a presidência da SBC, cuja eleição ocorreu na segunda metade de 2023. Mais informações estão disponíveis aqui.

Fonte: Ascom/IMD