Expansão: novas unidades do IFRN serão construídas em São Miguel do Gostoso, Touros e Umarizal

12/03/2024 11h33


Expansão: novas unidades do IFRN serão construídas em São Miguel do Gostoso, Touros e Umarizal

Foto: Divulgação

 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vai receber três novos campi. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (12), pelo Ministério da Educação (MEC). As novas unidades de ensino serão instaladas nos municípios de São Miguel, Touros e Umarizal.

A previsão é que as atividades nos novos campi tenham início em 2025. Com a chegada das novas unidades, o IFRN passará a somar 25 campi, além da Reitoria, que atua como centro administrativo, em Natal.

“É com muita alegria que nós recebemos a notícia de que o IFRN contará com mais três campi a partir de 2025. A chegada das unidades de ensino em São Miguel, Touros e Umarizal fortalece e consolida o nosso processo de interiorização e reforça a nossa missão de ofertar uma educação pública e de qualidade para todo o RN. Teremos desafios pela frente, mas estamos confiantes nessa expansão da educação, que emancipa e realiza sonhos”, declarou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

A ação faz parte do plano do Governo Federal, que pretende inaugurar 100 novas unidades de Institutos Federais (IFs) no país até 2026. Os novos prédios, a princípio, iriam compor o Instituto Estadual do Rio Grande do Norte (Iern), mas serão recebidos do Governo do Estado do RN e passarão a ser administrados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, professora Antônia Silva, “a instalação de três novos campi no Instituto consolida a missão da nossa instituição neste ano, que completamos 115 anos. Temos um grande desafio pela frente, mas, com certeza, cumpriremos com louvor, para atender às comunidades dos municípios e do entorno dos três novos campi do IFRN”.

Campi do IFRN

Atualmente, o IFRN é composto por uma Reitoria e 22 unidades de ensino, localizadas em todas as regiões do estado. São elas: Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Jucurutu, Lajes, Macau, Mossoró, Natal-Central, Natal-Centro Histórico (antigo Natal-Cidade Alta), Natal-Zona Leste, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi.

 

Fonte: Ascom/IFRN