ICMBio lança edital para projetos de turismo em Unidades de Conservação Federais

15/03/2024 06h22


ICMBio lança edital para projetos de turismo em Unidades de Conservação Federais

Foto: Divulgação/ICMBio

 

Já foi lançado o edital para apoiar iniciativas de turismo comunitário nas unidades de conservação federais em uma perspectiva de valorização do patrimônio natural, histórico e cultural.

Na fase atual, serão selecionadas seis propostas, com valor de até R$ 120.000,00 cada, sendo quatro delas direcionadas à Amazônia e duas aos demais biomas. Serão incentivadas iniciativas que tenham protagonismo/participação de povos indígenas, mas projetos de Unidades de Conservação que não tenham interface com territórios indígenas e/ou não envolvam essa perspectiva também são bem-vindos.

Para participar do edital as unidades precisam preencher o formulário (necessário estar logado na Rede ICMBio).

O Projeto de Cooperação Técnica com o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) apoiará a primeira etapa de projetos.

O turismo comunitário é um forte aliado da conservação, pois têm nas paisagens naturais seu principal ativo, ao mesmo tempo que contribui para um fortalecimento da organização social das comunidades, desperta sentimento de pertencimento, valoriza costumes e tradições, e melhora a qualidade de vida das comunidades. O Turismo Comunitário, ao gerar renda por meio do uso indireto dos recursos naturais, pode contribuir para a conservação de espécies e ecossistemas ameaçados, pois diminui a pressão direta sobre esses recursos, que se tornam atrativos ou alvos de contemplação pelos visitantes.

Além de contribuir para um diagnóstico das potencialidades dessa modalidade nas unidades de conservação federais, a chamada irá estruturar um banco de projetos de Turismo Comunitário, que direcionará esforços institucionais e de eventuais parceiros para apoio a essas iniciativas.

O Turismo Comunitário no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsabilidade de duas diretorias e suas respectivas coordenações técnicas: Coordenação Geral de Uso Público e Serviços Ambientais (CGEUP)/DIMAN e a Coordenação Geral de Populações Tradicionais (CGPT)/DISAT, que trabalham com um olhar para o desenvolvimento do turismo, respeitando e considerando as necessidades das comunidades.

 

Fonte: Agência Gov