Meio Ambiente
Cop Clima do RN faz alertas importantes
12/04/2024 22h52
Foto: Divulgação
A II COP CLIMA RN esta ocorrendo em Natal com auditório da Reitoria da UFRN lotado e a presença de importantes autoridades para tratar das questões climáticas relacionadas ao tema - Do Sertão ao Mar, a ocupação do território Potiguar.
O professor Robério Paulino, idealizador da Conferência, fez a saudação inaugural falando da história da evolução da crise climática na Terra e seus impactos para a humanidade, especialmente nas regiões urbanas. “ A frota de veículos no RN já ultrapassa o número de um milhão e meio, fora as motocicletas. Mais de 535 mil novos automóveis foram registrados no DETRAN, num curto período de 10 anos, entre 2013 a 2023, e não pára de crescer. Aí eu pergunto: onde vamos parar? “ Ressaltou preocupado, o idealizador da Cop Clima Potiguar.
Após a composição da mesa, a Professora Glicia,
coordenadora do evento, destacou a importância da iniciativa, da união das Universidades Públicas e dos três poderes numa mesma, com a presença de um público bastante plural.
Ato contínuo, fez o uso da tribuna o Prefeito Álvaro Dias, que elogiou as parcerias para o evento, traçou um panorama do quadro ambiental local e a importância do Planta Natal, com a modernização do horto municipal. “ Nossa meta é colaborar cada vez mais para que o projeto Natal Sustentável se consolide, ampliando a produção de mudas no Parque da Cidade em parceria com o Arboriza Natal e o IDEMA. Cada um de nós precisa plantar e cuidar das nossas árvores.“ Assegurou, o prefeito.
As apresentações seguiram com o diretor do IDEMA, Werner Farkat, representante do Governo do Estado, que falou sobre as ações deste Instituto para a preservação ambiental da Mata Atlântica, as ações do Consórcio do Nordeste para salvar a caatinga da região com a interação do IBAMA e finalizou ressaltando a urgência da mitigação dos efeitos da crise climática no RN.
Representado o Ministério Público. a promotora Raquel Germano chamou atenção para a importância de não só conhecer os problemas climáticos com também dar-lhes solução e enfatizou o trabalho dos promotores na defesa de uma justa ocupação do território potiguar.
Representando a Assembleia Legislativa a deputada estadual Divaneide Basílio trouxe ao debate e as medidas sobre os problemas relacionados à pesca, à desertificação e à agricultura urbana.
Representando o Reitor da UFRN, o professor Graco Viana, falou sobre a sequência do evento ressaltando a presença das marisqueiras, que mediarão mesas na programação, e sua importância para a economia produtiva do mar. Já a professora Ana Luiza Saraiva, representante da UERN, ressaltou a importância das atividades de extensão da entidade com enfoque no meio ambiente e a valorização da ciência. Afirmação reafirmada pela professora Samira Delgado que falou das tecnologias e inovações de extensão no interior do estado com expertise energético, hídrico e de resíduos sólidos;
Representando a UFERSA, o professor Wesley de Oliveira Santos ressaltou as medidas da instituição para promover programas de irrigação, produção agrícola, logística alimentar, manejo florestal e consolidação da Lei de Mudanças Climáticas no RN.
O representante do IGARN, José Lucena, agrônomo, falou da importância ideológico-social do tema do evento, que trouxe o sertão e o mar para protagonizar as discussões, seguido pelo representante da FEMURN, Alan Cardin, que ressaltou a importância da linha de frente da questão dos mares e da sustentabilidade, instruindo sobre a importância de cada vez mais municípios participarem da Cop Clima do RN e da importância da cadeira de Gestão de Politicas Públicas ter maior engajamento sobre a questão climática.
As mesas desta sexta-feira(12) incluíram 20 painelistas que apresentaram temas sobre a grave crise climática, oceanos, desertificação, energias renováveis e comunidades tradicionais, conseguindo manter o auditório lotado, com público atento.
O evento inaugural presenteou os participantes com show do coco juremado que une a cultura afro e indígena e do multiartista Sérgio Groove que trouxe o tema :Bons Ventos, inspirado na fauna e na flora brasileiras. “Foi uma noite marcante para quem participou. Adorei ter vindo e escutado tanta gente importante falando que se preocupa com o meio ambiente.” Ressaltou a Presidente da Colônia de Pescadores e Maricultores de Macau, Luzileide Batista.