Eleições
Com mais de 15 pontos de diferença, Nilda segue liderando as intenções de voto em Parnamirim
03/05/2024 13h22
Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Instituto Seta divulgou nesta quinta-feira (02) os resultados da sua nova pesquisa de intenção de voto dos eleitores para a corrida eleitoral em Parnamirim. De acordo com os dados apresentados, a pré-candidata Professora Nilda (Solidariedade), lidera o cenário político com 35,7%, sendo seguida pelos pré-candidatos: Salatiel de Souza (PL), com 19,5%; e Kátia Pires (União Brasil), com 9% das intenções de voto.
O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 25 de abril, com a participação de 700 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN 04544/2024, e a pesquisa foi financiada com recursos próprios.
Foram analisados diversos cenários na pesquisa estimulada, onde os entrevistados foram apresentados a uma lista de possíveis candidatos à prefeitura de Parnamirim. Nos três cenários apresentados, a pré-candidata Professora Nilda, do Solidariedade, liderou as intenções de voto com percentuais que variaram entre 35,7% e 39,3%. Salatiel de Souza, do PL, também se destacou, obtendo entre 19,6% e 22,4% das intenções de voto nos cenários apresentados.
Além disso, a pesquisa avaliou a rejeição dos candidatos, perguntando aos eleitores em qual deles eles não votariam de jeito nenhum. Salatiel de Souza liderou a lista de rejeição, com 22,1% das respostas, seguido pelo Professor Eron, do PT, com 8,3%.
A pesquisa também incluiu a avaliação das gestões do prefeito Rosano Taveira (PL), da governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A gestão de Taveira foi desaprovada por 60% dos entrevistados, enquanto 28% aprovaram e 12% não souberam ou não responderam.
Já a governadora Fátima teve uma taxa de desaprovação de 77%, com 17% de aprovação e 6% que não souberam ou não responderam. Por fim, o presidente Lula teve uma desaprovação de 59%, uma aprovação de 32% e 9% que não souberam ou não responderam.
Fonte: Com informações de Pesquisa SETA com registro no TRE - RN 04544/2024