SMS inicia projeto que oferta serviços de saúde para os homens aos sábados

14/05/2024 14h32


SMS inicia projeto que oferta serviços de saúde para os homens aos sábados

Foto: Reprodução / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal deu início ao projeto “Saúde do Homem na APS (Atenção primária à saúde)”, no último sábado, proporcionando ações de saúde voltadas para a população masculina nos dias de sábado em unidades de saúde do município.
 
A unidade que deu início ao projeto foi a Unidade Básica de Saúde de Planície das Mangueiras, localizada no Distrito Sanitário Norte II, que ofertou diversos serviços de saúde como consultas médicas e de enfermagem, testagens para ISTs, vacinas, aferição de pressão, testagens de glicemia entre outros, para os homens neste sábado.
 
“A intenção do projeto é atender a população masculina que não consegue ir à unidade de saúde durante a semana, principalmente por motivos laborais. Então estamos começando com a unidade de Planície das Mangueiras, e logo estenderemos os serviços para outras unidades dos cinco distritos”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).
 
Para Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem da SMS Natal, o projeto é importante para incentivar o público masculino a procurar os serviços de saúde. “Historicamente os homens não procuram as unidades de saúde por se acharem invulneráveis às doenças, acreditam que cuidar da saúde é exclusividade das mulheres e acessam, infelizmente, a rede de saúde em extrema urgência, então iniciamos esse projeto com a intenção de chamar a atenção deles para o cuidado preventivo da sua saúde”.
 
No sábado, dia 25 de maio, acontece o segundo momento do projeto, também na unidade de Planície das Mangueiras, das 8h às 12h, ofertando diversas ações de promoção à saúde masculina.
 

Fonte: Com informações de SMS Natal