Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda (27) em Natal

24/05/2024 10h59


Campanha de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda (27) em Natal

Foto: SMS - RN / Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal inicia, a partir desta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra poliomielite no município. A imunização está disponível para cerca de 45.756 crianças menores de cinco anos e segue até o dia 14 de junho, com o Dia D de intensificação programado para o sábado, dia 8. Os dois tipos da  vacina estão disponíveis, a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), para crianças aos dois, quatro e seis meses de vida, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos.
 
Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves.
 
Com o último registro da doença ocorrido em 1989 no Brasil, a vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil. “É uma doença erradicada no nosso território, mas é de extrema importância que os pais ou responsáveis busquem os postos de vacinação e completem o esquema vacinal dos seus filhos para evitar que a doença ressurja.”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).
 
O esquema vacinal é composto por três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos dois, quatro e seis meses de vida, e com mais duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de quatro anos. “A poliomielite é uma doença que pode acarretar danos irreversíveis na locomoção dos pequenos, mas que consegue ser evitada com vacinas disponíveis gratuitamente no município”, reforça a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos.
 
No sábado, dia 8 de junho, acontece o dia D de intensificação da vacina nas salas de vacina do município, e durante o mês acontecem diversas ações de intensificação dos imunizantes. “No Dia D, a vacinação será exclusivamente para vacinação infantil, o município de Natal inteiro só irá vacinar crianças neste dia. E durante os quinze dias de campanha, vamos visitar o máximo de escolas de educação infantil para realizar a vacinação contra a pólio nas nossas crianças”, salienta a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
 
Em Natal, a vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e nos pontos extras de vacinação, localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e no sábado das 15h às 20h.
 

Fonte: Com informações de SMS-NATAL