Polícia

PF prende criminoso no RN em cooperação policial internacional com autoridades peruanas

27/05/2024 09h10

PF prende criminoso no RN em cooperação policial internacional com autoridades peruanas

Foto: rawpixel/ Freepik / ilustrativa

Em uma operação de cooperação policial internacional, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN), em parceria com a adidância do Peru e a Polícia Nacional Peruana (PNP), prendeu um dos dez criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu no sábado, 25 de maio, na cidade de Pucallpa, no Peru.

O homem, condenado no Brasil a mais de 32 anos de prisão por crimes relacionados ao tráfico de drogas e por integrar uma organização criminosa armada, estava incluído na difusão vermelha da Interpol devido a uma representação policial durante a Operação PÉLAGOS. Ele também tem dois mandados de prisão pendentes emitidos pela 3ª Vara da Comarca de Macaíba/RN e pela Vara de Execução Penal de João Pessoa/PB.

A detenção foi realizada pela PNP após o criminoso ter sido preso em flagrante por três tentativas de homicídio e disparos em via pública. Suspeitando da utilização de documentos de identificação falsos, a FICCO/RN confirmou a verdadeira identidade do fugitivo, que possui um extenso histórico criminal no Brasil.

O criminoso já havia escapado do Centro de Detenção Provisória no Rio Grande do Norte em 2008 e do presídio de segurança máxima da Paraíba em 2018, nesta última fuga utilizando explosivos.

A FICCO/RN é uma coalizão que inclui a Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, dedicada ao combate ao crime organizado.

Fonte: Com informações de PF