Política
Prefeito de Natal acusa Idema de ser "aparelhado pelo PT"
17/07/2024 13h58
Foto: Alex Régis/ PMN/ Reprodução
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (17) que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) está sendo aparelhado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com o chefe do Poder Executivo da Capital "a interferência política" está atrasando a emissão da Licença de Instalação e Operação (LIO) necessária para a obra de engorda da praia de Ponta Negra, localizada na zona Sul da capital potiguar.
Dias afirmou que o Idema atualmente possui apenas cargos comissionados, indicados pelo governo do estado, o que na visão dele estaria influenciando nas decisões do orgão. “O idema é um órgão hoje aparelhado pelo PT. O Idema não tem cargos efetivos, só cargos comissionados, de livre indicação do governo do estado, do PT e da governadora (Fátima Bezerra). Então, essas pessoas estão atendendo determinação política para protelar a engorda. Faço essa afirmação sem nenhum medo de errar. Quem deve a conta, que pague. Se a engorda não for feita, é por determinação política do governo do PT”, denunciou
Álvaro Dias.
A obra de engorda da praia de Ponta Negra envolve o alargamento da faixa de areia em até 100 metros na maré seca e 50 metros na maré cheia. Esta intervenção é vista como essencial para conter a erosão do Morro do Careca. O projeto, que será realizado pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM, tem um custo estimado de mais de R$ 73 milhões.
Entre idas e vindas da relação entre IDEMA e Prefeitura, a última comunicação por parte do orgão do Governo indicava a ausência de esclarecimentos necessários para viabilizar a licença de execução da obra. Na última sexta-feira (12), a Prefeitura enviou um pacote de respostas às exigências do órgão ambiental, mas nasta terça-feira (16), o Idema informou que ainda restam pendências em oito itens.