Internacional
Joe Biden desiste de reeleição e apoia Kamala Harris para a Presidência dos EUA
22/07/2024 09h31
Foto: Reprodução / Redes Sociais
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que não buscará a reeleição em 2024. Em uma postagem na rede social X, Biden declarou que, embora desejasse concorrer a um novo mandato, acredita que sua saída é melhor para o Partido Democrata e para o país. O presidente garantiu que continuará focado em suas responsabilidades até o final de seu mandato, em janeiro de 2025.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas no cumprimento de meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden em sua carta publicada na rede social.
Apoio a Kamala Harris
Na mesma carta, Biden também expressou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata. Ele destacou a escolha de Kamala como sua vice em 2020 como uma de suas melhores decisões e ofereceu seu endosso para a candidatura dela nas próximas eleições. “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano”, escreveu Biden.
Reprodução / Redes Sociais
Kamala Harris usou a rede social X para agradecer o endosso de Biden e afirmar seu compromisso em unir o Partido Democrata e o país. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir a nossa nação – para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025”, declarou Kamala. Ela também pediu doações para sua campanha e expressou sua honra pelo apoio do presidente. “Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden pela sua extraordinária liderança como Presidente dos Estados Unidos e pelas décadas de serviço prestado ao nosso país. Sinto-me honrada por ter o endosso do Presidente e minha intenção é merecer e conquistar esta indicação”, afirmou.
Decisão
A decisão de Biden veio após pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros do partido para que ele desistisse da corrida. Essa pressão aumentou especialmente depois de um desempenho considerado fraco em um debate televisivo contra o rival republicano Donald Trump no mês passado. Na carta, Biden destacou os progressos alcançados nos últimos três anos e meio, como a expansão do acesso a serviços de saúde, a legislação sobre armas e a indicação da primeira mulher negra para a Suprema Corte. Ele também ressaltou o fortalecimento da democracia e das relações dos EUA com outras nações. “Os Estados Unidos nunca estiveram tão bem posicionados para liderar como estamos hoje. Sei que nada disso poderia ter sido feito sem o povo americano. Juntos superamos uma pandemia e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia e revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo”, afirmou Biden.
Donald Trump
Donald Trump, que deve ser o candidato republicano à presidência, reagiu à notícia dizendo que considera mais fácil derrotar Kamala Harris do que Joe Biden. Em entrevista à CNN, Trump afirmou estar confiante em sua vitória contra a vice-presidente.
Fonte: Com informações de Agência Brasil e CNN