Saúde

A interação regular com os netos melhora a saúde e o bem-estar dos avós

25/07/2024 12h55

A interação regular com os netos melhora a saúde e o bem-estar dos avós

Foto: Freepik / Drazen Zigic

No próximo dia 26 de julho, celebra-se o Dia dos Avós, uma data especial que ressalta a importância dos vínculos familiares e o papel fundamental dos avós na vida de seus netos. Além de proporcionar momentos de alegria e aprendizado mútuo, a convivência regular entre avós e netos traz benefícios significativos para a saúde física e mental dos idosos.

Estudos científicos demonstram que a interação frequente com os netos pode melhorar a qualidade de vida dos idosos. Um estudo publicado na Journal of Gerontology Series B analisou a saúde de idosos que cuidam de seus netos e concluiu que os avós que participam ativamente do cuidado dos netos apresentam melhor saúde mental, incluindo menores níveis de depressão e maior satisfação com a vida (Frontiers.org)..Há, ainda, um relatório de 2015 da Organização Mundial da Saúde que demonstra a importância da interação social e os laços familiares são fatores cruciais para a saúde mental dos idoso e para um envelhecimento ativo e saudável (OMS).

Especialista endossa os benefícios

É comum que, durante a interação com os netos, os avós sejam expostos às novas tecnologias presentes em smartphones, smart TVs e computadores, como jogos e diferentes aplicativos. Isso os desafia a aprender sobre o funcionamento desses aparelhos e jogos, o que naturalmente estimula a cognição, favorecendo a sua saúde mental.

A gerontóloga e administradora do Residencial Terça da Serra Natal, Ana Suely, explica: "A convivência intergeracional é extremamente benéfica para os idosos. Ela promove a sensação de propósito e utilidade, reduzindo os riscos de depressão e isolamento social. A interação com os netos também estimula cognitivamente os idosos, contribuindo para a prevenção de doenças neurodegenerativas."

Dona Maria Laurinete de 80 anos, avó de cinco netos, compartilha sua experiência: "Meus netos são a minha alegria. Passar tempo com eles me faz sentir jovem novamente. Brincamos, lemos histórias e até aprendemos juntos sobre tecnologia. A presença deles me dá energia e uma razão a mais para viver cada dia com mais alegria."

Quando os avós residem em instituições de longa permanência

A convivência com os netos é igualmente importante para os idosos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). As visitas frequentes não apenas proporcionam alegria e conforto emocional, mas também podem ser uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde mental e física dos idosos. “No Terça da Serra Natal, por exemplo, buscamos criar um ambiente acolhedor, de modo a estimular as visitas familiares frequentes”, enfatiza Ana Suely.

A enfermeira do Terça da Serra Natal, Maria Helena, comenta ainda: "Observamos que os idosos que recebem visitas regulares dos netos demonstram melhorias significativas no humor e na disposição. Essas interações são cruciais para o bem-estar dos nossos hóspedes, reforçando os laços familiares e proporcionando momentos de felicidade genuína."

Como Celebrar o Dia dos Avós

Neste Dia dos Avós, incentive a convivência familiar! Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, como realizar uma visita surpresa, levar os avós para um passeio ou até mesmo realizar alguma atividade de que gostem, por exemplo, um jogo de tabuleiro.

Se a distância for um problema, faça uma videochamada. mas não deixe de demonstrar o quanto seus avós são importantes e o amor que tem por eles.

O Dia dos Avós é uma oportunidade para valorizar esses vínculos tão importantes. A convivência entre avós e netos não só fortalece laços familiares como também proporciona benefícios inestimáveis à saúde e ao bem-estar dos idosos.