Esporte

Principal destaque Americano contra o Retrô, Renan Bragança é vítima de racismo

05/08/2024 14h52

Por: Hiago Luis

Principal destaque Americano contra o Retrô, Renan Bragança é vítima de racismo

Foto: Gabriel Leite / América-RN

 

Após a eliminação do América-RN no Campeonato Brasileiro Série D, no último domingo (04), o goleiro Renan Bragança foi alvo de ataques racistas nas redes sociais. Principal destaque da partida, o arqueiro não conseguiu evitar a eliminação do Alvirrubro no último domingo (4).

Depois da partida, Renan recebeu mensagens ofensivas de um perfil no Instagram identificado como Glenda, que usou termos como “preto macaco”. Em uma das mensagens, a usuária escreveu: “Deixa de ser ruim, lixo. Deixa o outro goleiro jogar, feio, preto, macaco”.

No Brasil, o racismo é considerado crime grave, punível com reclusão de um a três anos e multa, conforme a Lei 7.716/1989. A injúria racial também pode resultar em pena de um a três anos de prisão e multa, conforme o artigo 140 do Código Penal.

Em desabafo nas redes sociais, Renan expressou sua indignação: “Aceito críticas, mas isso é passar dos limites”.
 

Grande atuação de Renan Bragança: Veja como foi a eliminação do América 

Diante do Retrô, Renan Bragança teve uma atuação fundamental. Da baliza, viu um América que pouco conseguia criar ofensivamente e que passou todo o primeiro tempo limitado a tentar anular o jogo da equipe pernambucana.

Protegendo as redes alvirrubras, Renan Bragança viu o zagueiro Rafael Jansen derrubar o atacante "Mascote" e ser expulso por isso.

Com um a menos, o América de Natal precisou ser o América de Renan Bragança. O paredão Alvirrubro foi fundamental em pelo menos cinco defesas difíceis que levaram o jogo a terminar em igualdade.

O drama dos pênaltis

Nos pênaltis, Renan Bragança colocou o América com chance de se classificar ao pegar a cobrança de Renato Henrique, do Retrô.

Quando a vantagem foi perdida por Alan Ferreira, que parou no goleiro Darley, coube novamente a Renan Bragança contar com seu talento e com a sorte de uma cobrança ruim de Luisinho, que mandou para fora e deixou novamente o Retrô em desvantagem.

Com 3x3 nas cobranças, o goleiro Renan Bragança, que já havia impedido gols contra o América no tempo normal e nos pênaltis, foi também para a marca da cal e converteu a favor do Alvirrubro.

Com 8x7 nos pênaltis, ao final de em uma disputa emocionante, o arqueiro viu o atacante Gustavo Ramos desperdiçar a última cobrança. Final: Retrô 8x7 América nos pênaltis.

Fonte: Com informações de Portal N10


Autor: Hiago Luis