Saúde

OMS alerta para aumento de casos de Covid-19 e queda na vacinação

07/08/2024 11h08

OMS alerta para aumento de casos de Covid-19 e queda na vacinação

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira (6) sobre um aumento significativo nos casos de Covid-19 e uma preocupante queda nas taxas de vacinação. Segundo Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias, a Covid-19 continua presente em todos os países, com dados de 84 nações mostrando um aumento substancial na detecção de testes positivos.
 
Dados indicam um aumento geral de 10% na taxa de testes positivos para Covid-19, com variações regionais. Na Europa, por exemplo, o aumento foi de 20%. Além disso, o monitoramento de águas residuais sugere que a circulação do vírus pode ser entre duas e 20 vezes maior do que os números atualmente relatados. Esse aumento é preocupante, pois o vírus continua a evoluir, aumentando o risco de mutações perigosas.
 
Internações e mortes
 
Maria Van Kerkhove destacou um aumento no número de internações e mortes por Covid-19 em diversos países. Este aumento de casos nesta época do ano é inesperado, já que normalmente os vírus respiratórios circulam mais fortemente durante o inverno no Hemisfério Norte. A diretora ressaltou que, independentemente da estação, muitos países têm reportado aumento de casos nos últimos meses.
 
Outro aspecto importante que tem preocupado a OMS é a falta de dados compartilhados pelos países. De 234 Estados-membros, apenas 34 reportaram dados sobre hospitalizações, 24 sobre internações em UTI, e 70 sobre mortes causadas pela Covid-19. A falta de dados prejudica a capacidade da OMS de avaliar o nível de risco da doença.
 
Queda na vacinação
 
Há ainda uma queda alarmante nas taxas de vacinação contra a Covid-19, especialmente entre profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos, considerados grupos de risco. Maria Van Kerkhove enfatizou a necessidade urgente de remediar essa situação, instando os governos a aumentar a vigilância e investir na aquisição de vacinas.
 
Atualmente a OMS recomenda que as pessoas, especialmente aquelas em grupos de risco, recebam uma dose da vacina contra a Covid-19 a cada 12 meses. Maria Van Kerkhove lembrou que bilhões de doses foram administradas com segurança desde 2021, prevenindo milhões de casos graves e mortes. Ela destacou a importância de manter a vacinação em dia para reduzir o impacto da Covid-19.
 
Covid-19 nos Jogos Olímpicos de Paris
 
A diretora da OMS revelou que pelo menos 40 atletas que participam dos Jogos Olímpicos de Paris testaram positivo para Covid-19. Apesar disso, Maria Van Kerkhove afirmou que o impacto não é tão grave quanto nos anos anteriores, devido a melhores cuidados, testagem, infecções anteriores e vacinação. O Comitê Olímpico, em parceria com a OMS, tem adotado medidas para lidar com a situação.

 

Fonte: Com informações de Agência Brasil