Esporte

Morte de Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU; jogador será homenageado pela CBF

28/08/2024 08h05

Morte de Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU; jogador será homenageado pela CBF

Foto: Reprodução / Redes Sociais
O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, faleceu na noite desta terça-feira (27) em São Paulo, aos 27 anos. A morte foi confirmada pelo Hospital Albert Einstein, que informou que o jogador foi vítima de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
 
Izquierdo sofreu a parada cardiorrespiratória durante a partida contra o São Paulo FC, na última quinta-feira (22), pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. O atleta passou mal no segundo tempo do jogo no Morumbi e foi retirado de campo de ambulância. No caminho para o hospital, sofreu uma parada cardíaca, sendo reanimado pelos médicos. Desde então, permaneceu internado na UTI do Hospital Albert Einstein, mas não resistiu.
 
A notícia da morte de Izquierdo foi divulgada pelo Nacional em suas redes sociais, gerando uma onda de homenagens de clubes e jogadores ao redor do mundo. Em nota, o Nacional lamentou profundamente a perda do jogador, destacando sua importância para o clube e o impacto de sua ausência no futebol uruguaio.
 
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também prestou homenagens ao jogador, anunciando um minuto de silêncio em todas as partidas do futebol brasileiro em respeito a Izquierdo. O campeonato nacional uruguaio também está parado em solidariedade ao atleta. 
 
Família 
 
Izquierdo deixa os pais, Nelson e Sandra, a esposa, Selena, e dois filhos, uma menina de dois anos e um recém-nascido. Em uma despedida emocionada, sua esposa escreveu nas redes sociais: "A partir de hoje, apenas sonho com o dia do nosso reencontro e voltar a ver esse sorriso que enche a alma. Obrigado a todos que pensaram nele e fizeram força de uma forma ou outra. Hoje, Juanma cuida de mim e, em especial, dos nossos bebês do céu. Vou te amar por toda a minha vida, meu guerreiro", escreveu Selena.
 
O funeral de Izquierdo será realizado em Montevidéu, no Uruguai, onde amigos, familiares e torcedores poderão prestar suas últimas homenagens. O Nacional deve organizar uma cerimônia para que os fãs possam se despedir do jogador. Atletas do São Paulo, que estavam em campo quando a fatalidade ocorreu, também deverão seguir para o Uruguai para participar do velório, assim como dirigentes do clube paulista.
 
Histórico no futebol 
 
Revelado nas categorias de base do Club Atlético Cerro, Izquierdo era natural de Montevidéu. Ele foi contratado pelo Peñarol ainda jovem e teve uma rápida passagem pelo San Luis, do México. Posteriormente, retornou ao futebol uruguaio, onde defendeu o Montevideo Wanderers e o Liverpool FC Montevideo. No Nacional, viveu seu melhor momento, conquistando dois títulos uruguaios, um pelo Nacional e outro com o Liverpool.