Obras

Operando 24h por dia, Natal inicia obras de engorda na Praia de Ponta Negra

30/08/2024 10h56

Por: Estagiário Rafael Campelo (sob supervisão do Jornalista Hiago Luis)

Operando 24h por dia, Natal inicia obras de engorda na Praia de Ponta Negra

Foto: Reprodução / SEGEPE
 
 
As obras da engorda da Praia de Ponta Negra foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, acompanhado do secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, e Thiago Mesquita, da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, durante uma coletiva de imprensa. 
 
De acordo com João Pedro Bohn, que é um dos engenheiros responsáveis pela obra, a draga deverá trabalhar 24 horas por dia na extração de areia em um banco de terra localizado no mar, a cerca de 7 km da costa, e no transporte do material até a beira-mar.
 
"Ela (embarcação) vai ficar 24 horas navegando, seja na área de dragagem, ou conectada lá na praia de Ponta Negra, fazendo a descarga de material. A tubulação mais escura, que a gente chama de braço de dragagem, desce com todo o sistema de guincho, para dentro da água. A cabeça de dragagem funciona como um aspirador pó, enchendo a cisterna. Quando ela chegar na carga máxima de 2,8 mil metros cúbicos, ela inicia a navegação para a praia, para fazer a descarga. Sete dias na semana, seja feriado ou não, esteja chovendo ou não, a draga vai estar fazendo esse processo sem parar", declarou o engenheiro.
 
Para o início da engorda, a draga precisou ser abastecida com cerca de 2 mil litros de combustível. Com um braço de sucção de 30 metros, ela vai recolher a areia do fundo do mar, filtrar e transportá-la até os tubos que foram montados nas proximidades do Hotel Sehrs, na Via Costeira. “Iniciaremos pela primeira tubulação entre os hotéis Sehrs e Ocean. E, a partir daí, começa a engorda. A data prevista no contrato são 94 dias, mas vamos trabalhar para antecipar e concluirmos antes do prazo”, declarou Carlson Gomes, que é o secretário de Infraestrutura de Natal.
 
A expectativa é que a obra traga benefícios significativos para a praia de Ponta Negra, como a ampliação da faixa de areia e a proteção da orla contra a erosão. Histórica, a praia já foi o principal "cartão postal" da capital potiguar, mas tem enfrentado dificuldades por falta de uma infraestrutura melhor.
 

Autor: Estagiário Rafael Campelo (sob supervisão do Jornalista Hiago Luis)